Conhecimento

Atividades com símiles e metáforas

Escrito por alison williams Google | Traduzido por pablo souza
Atividades com símiles e metáforas

Usar símiles e metáforas ajuda a melhorar a escrita do aluno

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Encorajar seu aluno a usar símiles e metáforas irá ajudá-lo a melhorar sua escrita e produzir textos interessantes que os outros gostarão de ler. Pode ser difícil para os alunos criarem símiles e metáforas próprias, porém, existem atividades que os professores podem usar para ajudá-los a entender a diferença entre as duas figuras de linguagem e inspirá-los a usar um desses mecanismos literários para melhorar sua escrita.

Outras pessoas estão lendo

Compartilhe exemplos

Introduza símiles e metáforas à sua turma compartilhando exemplos de uma variedade de textos. Os alunos podem ver como o uso desses mecanismos melhora a escrita e ajuda os leitores a criarem uma imagem visual. Leia histórias, poemas e até discursos, qualquer coisa que contenha bons exemplos. Discuta com sua turma por que as símiles e as metáforas são efetivas. Use esses exemplos para apontar a diferença entre as duas figuras de linguagem -- uma símile compara alguma coisa com outra geralmente incluindo "como", enquanto uma metáfora aplica uma palavra ou frase denotando um tipo de objeto ou ideia a outro para estabelecer analogias. "Tão solitário como uma nuvem" é uma símile; "o navio era o mar" é uma metáfora.

Histórias de símile

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Essa atividade funciona com alunos novos e é uma boa maneira de introduzir símiles. Escolha um livro com muitas ilustrações dramáticas ou imaginativas. Tente "O Túnel" ou "Gorila" de Anthony Browne. Compartilhe o livro com sua sala e fale sobre as imagens. Escolha uma imagem e escreva o começo de uma frase no quadro; ex: "o gorila é alto como...". Peça para a sala escrever a última palavra. Trabalho através da história escrevendo uma frase para cada imagem. Estenda essa atividade dividindo os alunos em grupos. Dê a cada grupo um livro de imagens e o começo de várias frases. Peça para eles trabalharem juntos e terminar as frases. Volte a sala ao normal e compartilhar suas sentenças. Explique que eles escreveram símiles. Faça uma exposição de suas sentenças de símile com as imagens dos livros.

Descrições de imagens

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Use imagens belas e dramáticas como uma inspiração para criar símiles e metáforas. Comece exibindo uma imagem no quadro para todos verem. Fale sobre ela com a sala e trabalhem juntos para pensar em maneiras de descrever a cena usando símiles e metáforas. Faça um modelo da escrita de frases para sua turma, escrevendo sugestões e alterando enquanto pensam em melhoras. Em seguida, divida os estudantes em grupos. Dê a cada um uma cena dramática e peça para trabalharem juntos para criar símiles e metáforas. No fim, cada grupo deve exibir suas ideias para o restante da classe.

Símiles e metáforas dos sentidos

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Os alunos geralmente limitam sua escrita ao que veem. Encoraje-os a pensar sobre todos os cinco sentidos quando estiverem escrevendo. Leve-os para um ambiente externo e peça para encontrarem um lugar onde possam ficar quietos. Eles devem pensar sobre o que veem, escutam, o gosto e o cheiro que sentem e anotar. Lembre-os de que o paladar não é conectado apenas a comidas; podemos sentir o gosto de flocos de neve e gotas de chuva, por exemplo. Quando os alunos voltarem para a sala, peça para escreverem uma sentença referente a cada um dos cinco sentidos baseado nas notas que tomaram no exterior. Eles precisam escrever símiles e metáforas para cada um dos sentidos.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media