Atividades de Arte sobre os Impressionistas

Escrito por patricia k. maggio | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de Arte sobre os Impressionistas
Claude Monet foi um dos impressionistas mais influentes de todos os tempos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O Impressionismo foi desenvolvido na França na década de 1870 por um grupo de artistas que pintaram cenas que combinavam cor e luz para formar paisagens sonhadoras e inarticulados. Monet, Renoir, Degas e Gauguin são os pintores mais famosos deste período e hoje seu trabalho está exposto nos museus de arte do mundo. Apresentar a arte às crianças é vital para um currículo escolar completo; aprender arte pode construir a auto-estima e promover a sensibilidade cultural.

Outras pessoas estão lendo

Aquarelas

Muitas crianças têm experiência com aquarelas desde muito cedo, pois o meio é simples de trabalhar e exige pouco em termos de materiais e ferramentas. Construa uma lição em torno deste estilo familiar da pintura apresentando seus alunos a Claude Monet. Apresentar à classe imagens de "Lírios D´ Água" ou "Pilhas de feno” e discuta a diferença na aparência da pintura quando vista de longe em relação à perto. Examine as pinturas com eles e explique a técnica de Monet de usar cores vivas e pinceladas para criar um clima. Cada criança pode então tentar recriar seu Monet favorita em uma grande folha de cartolina. Dependendo da idade das crianças, você pode querer marcar linhas com fita adesiva e pintar passo a passo para evitar que as cores se misturem muito.

Arte com lixa

Para as crianças um pouco mais velhas, pintura com lixa é uma forma rápida de obter um efeito impressionista usando lápis de cor. Em um pedaço de lixa média, faça seu desenho em lápis de cera, tomando cuidado extra para pressionar duro para que a cor fique em todos os cantos e recantos da lixa. Um desenho unidimensional simples irá funcionar melhor, mas as crianças podem são livres para usar quantas cores quiserem. Em seguida, coloque algumas folhas de jornal sobre a superfície de trabalho e coloque a lixa para cima com a parte que lixa/lado para desenhar voltado para cima. Coloque uma folha de cartolina branca ou papel cartão em cima da lixa. Por último, passe o papel branco a ferro em baixa temperatura até o lápis começar a derreter e se transferir da lixa. Retire o papel branco e deixe-o esfriar. O resultado final é uma interpretação de cera do impressionismo.

Pintura a dedo

Pintura a dedo é uma das atividades favoritas entre jovens artistas e a textura que ela cria é semelhante ao das pinceladas ousadas dos pintores impressionistas. Reforce o tema de paisagens fazendo uma excursão curta para um lago próximo, rio, prado ou parque e tire algumas fotos digitais. Pergunte às crianças quais as cores que vêem durante a excursão e que formas as árvores e plantas fazer contra o horizonte. Quando você voltar para a sala de aula, projete as imagens digitais em uma parede da sala e peça que cada aluno escolha um favorito. Distribua cartolina e aventais de pintura e peça às crianças que usem seus dedos para criar a imagem que vêem na parede. Incentive-os a preencher a página inteira sem borrar cores juntas. Instrua-as para usar os dedos como um pincel e marcar as cores delicadamente no papel.

Pintura com cotonete

Pontilhismo é uma forma de impressionismo que ficou famosa pelo trabalho de Georges Seurat. Sua obra emblemática, "Uma Tarde de Domingo na Ilha de La Grande Jatte", foi pintado com uma série de pontos para criar uma cena quando vista de longe. Mostre aos seus alunos "La Grande Jatte" ou outra obra de Seurat e peça às crianças para recriar a pintura com cotonetes e algodão. Isto lhes permite fazer ponto com cor e os incentiva-os a ser pacientes, pois vão levar muito mais tempo para fazer uma imagem desta forma do que com um pincel. Use meia folha de papel cartolina pesada e peça-os para delinear a primeira imagem a lápis, ou se eles forem muito jovens, trace um quadro simples para cada aluno antes da aula. Use um esquema simples para as crianças muito jovens, como um girassol com um céu azul de fundo, pois é uma imagem que usa poucas cores (marrom, amarelo, laranja, verde e azul), e as linhas são simples de seguir.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível