Educação e ciência

Atividades utilizando a história da Árvore Generosa para ensinar paciência

Escrito por kathryn rateliff barr Google | Traduzido por sabine capello
Atividades utilizando a história da Árvore Generosa para ensinar paciência

O menino gostava das maçãs produzidas pela sua "Árvore generosa"

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Shel Silverstein escreveu "A árvore generosa" em 1964. Muitas crianças leram esta história simples sobre o amor que uma árvore tem pelo seu filho. Em cada fase de sua vida ela tem algo para ensinar, que atenda suas necessidades ou desejos. Use esta linda história infantil para ensinar paciência e doação.

Outras pessoas estão lendo

Estágios da vida

Leia o livro para estudantes do ensino fundamental e médio e facilite a discussão sobre a forma de demonstrar paciência quando as crianças se comportam de forma adequada à idade. A árvore demonstra paciência com o garoto, aceitando as suas necessidades de acordo com a sua maturidade. Ela não tenta mudá-lo ou alterar suas necessidades de acordo com os seus desejos. Forme pares com alunos do ensino médio e do ensino fundamental e incentive o aluno mais velho a aceitar as capacidades limitadas do aluno mais novo. Peça aos alunos mais velhos a ajudarem a criar um artesanato com maçã junto aos alunos mais jovens.

O retorno do menino

Cada vez que o menino ia embora, a árvore esperava pacientemente pelo seu retorno. Peça aos alunos do ensino fundamental para nomear alguém que possa retornar; sugira opções como um irmão mais velho, avô ou um amigo que se afastou. Deixe que os alunos compartilhem o quão difícil pode ser a espera e como a pessoa pode retornar diferente de antes. Peça para cada aluno pensar em um presente que pode querer dar a pessoa ausente; forneça recursos para os alunos criarem uma representação dos presentes que querem para dar ou, porque não, criar presentes reais.

Elaborando uma história

Silverstein investiu tempo para escrever a história e tê-la ilustrada para as crianças se divertirem. Explique como o dom do autor honra o leitor. Desafie cada aluno a criar pacientemente uma história e ilustrá-la para compartilhar com um amigo ou membro da famíli; incentive cada um a inestir o tempo necessário para editar e revisar a história. Defina um prazo para os projetos concluídos. Honre a paciência e trabalho de cada aluno, exibindo o trabalho finalizado.

Presentes de presença e tempo

O menino dá a árvore generosa o dom da sua companhia e a árvore dá ao menino os dons que levam tempo para se criar: maçãs, galhos, tronco e toco. Estudantes e adultos mais velhos podem reconhecer o valor de presença; eles também entenderão quais os presentes que levam tempo e paciência para se criar. Faça m cobertor de crochê ou tricô para alguém que está sozinho e precisa de conforto, ou plante flores no jardim para cultivar e dar de presente as flores depois de florescerem. Assuma o compromisso de concluir pacientemente a tarefa para um futuro oportunidade de presentear.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media