Atividades de yoga para crianças

Escrito por clarissa adkins | Traduzido por natalia peres
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Atividades de yoga para crianças
Ioga é uma atividade que pode trazer muitos benefícios para as crianças

As crianças se atraem naturalmente pela ioga por causa de seus interessantes nomes de posições, possibilidades de desafios divertidos e habilidade de ajudá-los a relaxar. Para ajudar as crianças a aproveitarem os benefícios da ioga o máximo possível, ensine as atividades de forma não exigente, tendo em mente uma lista de jogos alternativos no caso dos alunos ficarem entediados. Além disso, pela fato de a maioria das aulas de ioga para crianças durar entre 30 e 45 minutos, as atividades breves (com cerca de 10 minutos por jogo) são melhores.

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Aprendendo as posições

As crianças amam aprender novas posições de ioga. Tente ir a lugares como forma de ensinar asanas novas. Por exemplo, ensine posições que são relativamente fáceis para a vida diária ou familiar da criança. Use a posição do cachorro abaixado (com o corpo no formato de um 'V' invertido, mãos no chão, apoiado no calcanhar) como a posição de base. Mude para a posição "gato e vaca" (comece com as mãos e joelhos; volte as costas para cima para a posição do gato e pressione a barriga para baixo para a posição da vaca), depois para a posição do inseto morto (deite de costas, coloque as mãos entre as pernas e segura os tornozelos). A posição da cadeira (de pé, flexione os joelhos levando os quadris para trás, como se fosse sentar em uma cadeira imaginária), da árvore (de pé, puxe uma perna para dentro da perna oposta, acima ou abaixo do joelho, em seguida, levante os braços em direção aos céus como os galhos) e da pomba (como um espacate, mas com uma perna dobrada à frente do corpo, com a canela paralela à borda do tapete o máximo possível) também são boas opções para se adicionar à lista.

Para as crianças mais corajosas, use a posição do gafanhoto (deite de barriga, levante os pés e o peito do chão, depois levante seus braços para os lados ou para frente de seu corpo) como a próxima posição-base, mas chame de "super criança". Faça com que as crianças voem pelo mundo para lugares novos como desertos, onde poderão aprender a posição do corvo (coloque as mãos no chão, joelhos na parte de trás dos braços e depois tente tirar os dois pés do chão), a posição do camelo (fique de joelhos e depois leve os braços para trás das costas; pressione os cotovelos um para o outro e dobre a parte de cima de seu corpo para trás) e a posição da cobra (deite de barriga, leve os cotovelos um para cada lado do peito pelas costelas; afaste os ombros das orelhas depois levante o peito do chão usando os músculos inferiores das costas). Eles também podem voar pelo oceano e aprender a posição do golfinho (como a posição do cachorro abaixado, mas com os cotovelos no chão, e não as mãos), a posição do peixe (deite de costas, deslize as mãos com as palmas para baixo em direção ao quadril, depois arqueie a parte superior do corpo para o teto e volte o topo da cabeça levemente para o chão) e a posição da tartaruga (comece numa posição escarranchada com os joelhos dobrados, depois deslize os braços para baixo dos joelhos e curve os braços em volta do corpo, tentando unir as mãos atrás das costas).

As crianças vão gostar de aulas de ioga nas quais elas podem inventar suas próprias posições. Dê um tempo para que as crianças pensem em posições novas que elas queiram ensinar, depois deixe-as demonstrarem e ensiná-las a outras crianças. Ou, então, diga os nomes de posições que já existe, como o alce, a planta carnívora ou meio hipopótamo, meio pássaro, por exemplo, e deixe que as crianças tentem adivinhar como é essa posição.

As crianças também gostam de histórias ligadas às aulas de ioga. Leia ou conte uma história e deixe que os alunos executem posições relevantes de ioga ao longo da atividade.

Brincando com jogos de ioga

Muitas brincadeiras comuns de parquinho são úteis nas aulas de ioga para crianças. Adapte quatro cantos, por exemplo, no qual cada um servirá como uma estação para uma posição de ioga diferente. As crianças deverão segurar a posição até que o professor chame o próximo número.

Use uma variação de "estátua" de forma similar. As crianças correm de forma aleatória pela sala. O professor diz "estátua!" e as crianças devem executar uma posição de ioga de sua escolha ou a que o professor disser. Observe os alunos e escolha o que perder o equilíbrio como o próximo a chamar. Brincadeiras como "pato, pato, ganso" e "o mestre mandou" também se adaptam facilmente à ioga de modo similar.

Muitos instrutores gostam de baralhos com posições de ioga, que também incluem ideias para brincadeiras. Por exemplo, faça com que os alunos sentem-se em círculo. Dê uma carta para cada aluno. Eles farão a posição e passarão a carta ao próximo aluno. As cartas vão passando até que todos tenham executado todas as posições.

Parceiro de yoga

Use posições de ioga em dupla para ensinar as crianças equilíbrio e cooperação. As crianças podem inclinar seus lados fundacionais (o lado em que o corpo se equilibra) uma ao lado da outra na posição da árvore ou do pombo de pé (ficando em uma perna só, depois cruzando um calcanhar no joelho oposto e pressionando o quadril em direção ao chão). Coloque as crianças na posição do 3º guerreiro (de pé, levante uma perna para trás e depois se incline para frente até que seu dorso esteja paralelo ao chão) e faça com que estiquem os braços para fora até alcançar a mão de seu colega. Deixe-as unir a parte de baixo do pé na posição do barco (o corpo faz um formato de "v": comece sentado com os joelhos dobrados e pés no chão; mantenha as costas esticadas e depois se incline para trás até que o pé saia do chão) ou execute voltas de trás para trás com as crianças colocando uma das mãos no joelho oposto, e a outra no joelho de seu parceiro.

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