Mais
×

Aulas para os alunos da pré-escola sobre o sentido da visão

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A aprendizagem dos cinco sentidos geralmente está presente no currículo escolar das crianças da pré-escola – dentre eles, o tão importante sentindo da visão. Para auxiliar as crianças a adquirir conhecimento sobre esse sentido, forneça aos alunos atividades interativas que utilizem esse sentido vital.

Utilize atividades envolventes para explorar o sentido da visão (Bec Parsons/Digital Vision/Getty Images)

Explorando a visão

Comece a explorar o sentindo da visão através de uma breve explicação. Peça para as crianças apontarem para os olhos e pergunte como eles as ajudam. Explique que a visão é um dos cinco sentidos e aborde sobre sua importância. Em seguida, peça para que elas cubram os olhos e descrevam a diferença entre ter os olhos abertos e fechados ou cobertos. Esse pode ser um ótimo momento para falar sobre a deficiência visual.

O que está faltando?

Teste o sentido da visão dos alunos com uma atividade de esconder objetos. Escolha itens diferentes (um brinquedo, um livro e uma peça de roupa, por exemplo). Peça para as crianças observarem os itens e, em seguida, para fecharem os olhos. Enquanto os alunos estiverem com os olhos fechados, retire um dos objetos e peça para que eles abram os olhos. Pergunte se eles conseguem ver qual artigo está faltando. Dê continuidade à atividade, organizando e removendo objetos diferentes durante a brincadeira. Selecione uma pequena quantidade de objetos, pois muitos objetos podem ser demais para as crianças e acabar desviando o foco da atividade.

Descrevendo

Use as descrições como forma de explorar o sentindo da visão. Descreva um objeto comum para os alunos, como um caminhão de brinquedo, usando apenas adjetivos que estejam relacionados à estética do objeto. Posteriormente, pergunte aos alunos se eles sabem qual objeto está sendo descrito. Em seguida, explique para as crianças que o sentido da visão auxilia na formação de uma imagem mental e que essa imagem é usada para encontros futuros com esse objeto ou, então, serve para familiarizar as pessoas com ele. Peça para as crianças descreverem objetos e tentarem determinar o que está sendo descrito.

Caça ao objeto

Faça as crianças procurarem por um objeto escondido na sala de aula. Esconda pequenos brinquedos, pedaços de papel com gravuras desenhadas ou materiais de arte. Peça para as crianças a procurarem pelos objetos escondidos e, após os terem encontrado, discuta como o sentindo da visão permitiu que eles achassem os itens.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article