Aulas sobre textos diferentes para o 3º ano do ensino fundamental

Escrito por leah logan | Traduzido por carolina pires
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Aulas sobre textos diferentes para o 3º ano do ensino fundamental
Os alunos do terceiro ano podem comparar e criar o contraste entre cenários e aspectos de personagens na literatura (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Os professores dão aulas com diferentes tipos de textos para aumentar as habilidades de leitura dos alunos do terceiro ano. Pais que ensinam seus filhos em casa podem usar os mesmos padrões exigidos pelas escolas para os professores desse ano. Esses padrões ajudam a melhorar as habilidades atuais das crianças e apresentar novas, como a de estabelecer comparações, analisar palavras e construir vocabulários baseados na leitura de materiais. Textos diferentes também podem ajudar a aumentar a habilidade de respostas orais e escritas para os alunos do terceiro ano.

Fluência na leitura, estudo de vocabulário e desenvolvimento da língua

A fluência na leitura é uma das razões principais para usar vários trechos em uma aula do terceiro ano. Quando uma criança lê em voz alta, ela tem uma chance de praticar a leitura de palavras que pode reconhecer com facilidade. Essa experiência aumenta a habilidade de ler tranquilamente tanto oral quanto silenciosamente. Além disso, usar mais de um trecho dá a oportunidade de aprender a decodificar palavras. Esse processo usa o conhecimento prévio da criança, como o do uso de palavras multissilábicas, para fazer adivinhações lógicas sobre o significado de uma palavra nova. Por exemplo, as crianças aprendem que terminações em "-ndo" indicam ações, como andando, ouvindo ou brincando. Uma criança também criará consciência da ligação entre categorias relacionadas de objetos, coisas ou até assuntos. Por exemplo, podem compreender as relações entre categorias mais amplas, como baleias, mamíferos e seres vivos. Também podem entender as mais específicas, como olhos, narizes e bocas, como relacionadas à face.

Compreensão de múltiplos textos

As crianças também podem aumentar seus conhecimentos de desenvolvimento de conceitos enquanto aprendem novas palavras em seu vocabulário. Por exemplo: Textos diferentes permitirão que elas encontrem prefixos de palavras, compreendam o significado de palavras de acordo com o contexto da frase e tenham a habilidade de usarem um dicionário para aprenderem novos significados. Além disso, é vital que se dê múltiplas fontes de compreensão textual, como literatura clássica e moderna, jornais e revistas. Fontes online também dão opções de vários textos para aumentar a compreensão de tais textos expositivos com títulos, subtítulos, machetes e glossários. Esses textos usam características estruturais da escrita para ajudarem as crianças a compreenderem as palavras e trechos novos.

Exame de leitura

Quando se oferece vários textos, a criança começa a ser capaz de distinguir entre as formas de literatura. As formas que elas captam incluem textos complexos, como poesia, ficção, não ficção e dramaturgia. Ainda assim, os alunos da terceira série se tornam mais conscientes de temas, tramas, personagens e cenários por meio da literatura expositiva (textos que explicam algo ou revelam algo). Além disso, conseguem identificar o narrador e as mensagens que o autor está tentando passar através de fábulas, histórias mitológicas, contos de fadas e lendas.

Objetivos de leitura e respostas

Os objetivos de leitura ou referências são elementos importantes da literatura para o terceiro ano. Os resultados de uma aula permitem que os pais façam perguntas sobre trechos dos textos, como estrofes, capítulos ou cenas. Outra referência de leitura é a habilidade de distinguir a literatura da não literatura, reconhecendo linguagens figurativas, como metáforas e comparações. Além disso, no fim do ano, a criança deve ter aprendido a estabelecer comparações e contrastes entre várias partes de textos diferentes, incluindo os temas, tramas e cenários. Elas devem também saber como distinguir diferentes aspectos de uma personagem. Finalmente, a criança começará a escolher suas próprias leituras baseando-se nas tarefas acadêmicas, na curiosidade ou em motivos pessoais.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível