×
Loading ...

Como aumentar o foco e a concentração das crianças

Atualizado em 20 julho, 2017

A concentração e o foco são fatores importantes que contribuem para a inteligência e sucesso na escola e na vida. Como pai, você pode ajudar a criança a desenvolver a concentração para alcançar seu potencial completo apresentando-a a maneiras diferentes de melhorar sua atenção e estimular sua imaginação.

Você pode melhorar a concentração do seu filho envolvendo-o em diferentes atividades (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Hora de brincar

Você não precisa gastar dinheiro com brinquedos educativos para melhorar a concentração do seu filho: apenas deixe-o brincar. As crianças podem ficar absortas em suas atividades diárias e estimular a imaginação ao mesmo tempo. Na verdade, quando elas ficam completamente imersas nas brincadeiras, o estado é similar ao alcançado pela meditação.

Loading...
Brincadeiras são benéficas para crianças (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Estimule a leitura

A leitura requer foco e atenção. Se a criança sabe ler, reveze lendo um para o outro. Se ela não souber, continue lendo histórias para ela dormir. Seja pela leitura ativa ou ao ouvir histórias, a criança aprenderá métodos valiosos e habilidades de melhorar a concentração.

Leitura infantil (Polka Dot/Polka Dot/Getty Images)

Dieta e exercícios

Uma dieta equilibrada combinada com exercícios regulares beneficiará a criança em sua concentração. Certifique-se de que ela ingira vitaminas e minerais suficientes consumindo leite, ovo, vegetais e lanches saudáveis. Além disso, dê a oportunidade de liberar energia nos exercícios. Você verá que ela ficará mais relaxada e menos inquieta, o que cria as condições perfeitas para melhorar o foco.

Comer frutas (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Jogos educativos

Mantenha a criança estimulada com vários jogos que melhorem a concentração. Jogos populares e tradicionais como o da memória são conhecidos por exercitar a atenção e a memória. Outros jogos, como o jogo dos opostos, no qual você dá uma palavra para a criança e pede que ela diga seu oposto, ou "o número que falta", em que você pula alguns números e pede para que a criança diga qual número ficou de fora, são boas maneiras de melhorar a concentração.

Jogos (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...