Como aumentar a serotonina com alimentos e vitaminas

Escrito por contributing writer | Traduzido por thaís silva
Como aumentar a serotonina com alimentos e vitaminas
Você pode aumentar os níveis de serotonina mudando hábitos cotidianos simples (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Se você está com baixos níveis de serotonina, provavelmente tem se sentido preguiçoso e depressivo. Mas não é preciso tomar um antidepressivo, existem coisas que você pode fazer para aumentar a serotonina naturalmente.

Instruções

    O que fazer

  1. 1

    Veja sua dieta. Observe bem o que você tem comido, mantenha um diário dos alimentos por duas a três semanas. Anote cada coisa que você ingere -- alimentos e bebidas. Muitas vezes, a depressão e os baixos níveis de serotonina podem ser aliviados simplesmente com a melhora da dieta, o que inclui mais alimentos integrais e menos processados.

  2. 2

    Elimine alimentos ruins e carboidratos simples que só causam o pico dos níveis de açúcar no sangue e depois sua queda. Esse é um ciclo vicioso no qual muitas pessoas acabam caindo, elas comem carboidratos simples para melhorar seu humor e seus níveis de serotonina (o que eles fazem, temporariamente), no entanto, existe sempre a queda inevitável, a qual as leva a se sentirem piores do que nunca.

  3. 3

    Pare de consumir a cafeína. Isso inclui café, chá, refrigerantes e chocolate.

  4. 4

    Tome uma quantidade suficiente de sol. A luz solar parece aumentar os níveis de serotonina. Se você vive em uma área do norte e não pode sair de casa nos meses mais frios, pelo menos, pare de usar óculos de sol e lentes de plástico quando você estiver fora. O sol precisa penetrar na retina.

  5. 5

    Coma mais carboidratos complexos e menos proteína. Os carboidratos, na forma de frutas e vegetais, podem ajudar o aminoácido triptofano a auxiliar o aumento do nível de serotonina. A proteína, ao contrário, pode fazer o oposto.

  6. 6

    Tome suas vitaminas do complexo B. A vitamina B6 é especialmente importante no aumento dos níveis de serotonina.

  7. 7

    Adicione o ácido graxo ômega-3 em sua dieta. Além de ajudar nos níveis de serotonina e no alívio da depressão, o ômega-3 tem uma variedade de benefícios para a saúde como a melhora da qualidade da pele, ajuda na função cardíaca, diminuição dos níveis de colesterol e outros. É melhor equilibrar o ácido graxo com uma fonte de ômega-6.

Dicas & Advertências

  • Se você está querendo aumentar os níveis de serotonina para combater a depressão, um bom programa de exercícios é uma parte essencial da recuperação. Mexa seu corpo de alguma forma por, pelo menos, 20 minutos por dia. Você provavelmente vai ver uma melhorar depois de apenas duas semanas.
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