Auxílios respiratórios e remédios de tosse para cachorros

Escrito por jane meggitt Google | Traduzido por ludmila monassa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Auxílios respiratórios e remédios de tosse para cachorros
Eles pegaram uma gripe na neve? (Winter Dogs image by Stana from Fotolia.com)

Cachorros com sérios problemas de tosse ou que têm doenças respiratórias devem ser levados a um veterinário. A tosse pode ser resultado de vários fatores, incluindo problemas no coração, parasitas, alergias ou cinomose. O diagnóstico certo pode ser uma questão de vida ou morte. Os cachorros necessitam basicamente das mesmas condições respiratórias que os humanos, incluindo um ambiente livre de tabaco, ar-condicionado um clima muito úmido e umidificadores quando o ar estiver seco. A exposição a poluentes no ambiente pode causar condições respiratórias exacerbadas. Antes de dar qualquer medicação por conta própria para cachorros que apresentem tosse, leve-os ao veterinário para ter um esclarecimento.

Outras pessoas estão lendo

Tratamento para tosse do canil

Cachorros que estão mudando de ambiente ou que estão expostos a outros cachorros podem desenvolver a tosse do canil, uma tosse seca e constante que é contagiosa. A tosse do canil geralmente tem um ciclo de 14 dias, mas existe alívio para essa tosse incessante. Se for necessário, deve-se ministrar xarope de criança para os cachorros que estão sofrendo da tosse do canil. Remédios de tosse específicos para cachorros, como por exemplo o auxiliador respiratório NHV, estão disponíveis em petshops. Cachorros vacinados contra bordetella estão menos propensos a desenvolver essa doença respiratória.

Auxílios respiratórios e remédios de tosse para cachorros
Um focinho seco pode indicar doenças (dogs nose image by Alison Bowden from Fotolia.com)

Tratamento de bronquite

Se o cachorro tem falta de ar, tosse crônica, engasgos, respiração ofegante e febre, a causa pode ser bronquite. O diagnóstico deve ser feito por um veterinário. Mesmo que não haja cura real para a bronquite crônica, existem tratamentos. Entre eles está a terapia broncodilatadora, que se utiliza da Teofilina (uma droga para humanos), que é uma substância que atua como relaxante muscular para ampliar os canais respiratórios. A teofilina é usada de maneira off-label pelos veterinários, ou seja, de maneira diferente do que está descrito na bula. Apesar de geralmente ser um uso seguro, sabe-se que ela pode causar transtornos digestivos e inquietações em alguns cachorros.

MSM

Metilsulfonilmetano, mais conhecido como MSM, é comumente dado a cachorros que sofrem de artrite, mas pode também beneficiar cachorros com problemas respiratórios. O MSM possui um efeito anti-inflamatório nos pulmões e pode aumentar a capacidade pulmonar. Ele pode ajudar cachorros diagnosticados com enfisema ou asma. O remédio sem receita está disponível em cápsulas, tabletes, gotas e pó. A dosagem é de 500mg por dia para cada 9kg de peso do cachorro. Nas duas primeiras semanas é dada uma carga maior de dosagem de 1000mg. Existem poucos efeitos colaterais já reportados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível