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Como avaliar o atendimento de um restaurante

Atualizado em 17 abril, 2017

Avaliar o atendimento de um restaurante é uma forma de escrever orientada a informar clientes e ajudá-los a escolher onde jantar. Seja o mais objetivo possível e sempre esteja consciente dos diferentes fatores que interferem na avaliação.

Instruções

A avaliação do atendimento de um restaurante ajuda outras pessoas interessadas em saber como é o serviço prestado pelo estabelecimento (Image Source/Digital Vision/Getty Images)
  1. A apresentação anda lado a lado com o atendimento quando se trata de avaliar um restaurante. O restaurante parece limpo e bem cuidado? Um estabelecimento sujo é um sinal de um atendimento ao cliente precário. Ainda, quanto tempo leva para o maître perceber a sua presença? Ele deverá cumprimentá-lo de forma correta, a menos, é claro, que eles fiquem impossibilitados devido ao elevado volume de clientes. Faça uma anotação sobre a aparência do restaurante, bem como sobre o atendimento prestado pelo maître.

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  2. Agora que está acomodado, você pode começar a avaliar o atendimento do garçom que está te atendendo. Ele é amigável? Ele se dirige a você no momento certo? Faça várias perguntas a ele sobre o menu. Ele respondeu as suas perguntas totalmente e honestamente ou ele simplesmente encolheu os ombros? Se fizer uma pergunta sobre um determinado prato, ele deverá providenciar informações válidas em relação a esse prato. Se ele nunca ofereceram esse prato antes, eles devem informar isso. Se ele simplesmente te falar: “todos os pratos são deliciosos”, ele não leva a sério as suas perguntas nem o trabalho dele.

  3. Quando receber a refeição, se concentre na qualidade. Como foi a apresentação? Todos os utensílios estão limpos? O prato está limpo? Como é a qualidade da comida? Ela foi preparada seguindo as suas preferências? Se pediu um filé ao ponto, você o recebeu como pediu? A espera pela comida foi razoável? Essas são algumas perguntas que você precisará se perguntar enquanto estiver avaliando a qualidade do atendimento de um restaurante. Embora isso não se aplique diretamente à comida, a apresentação da comida, a habilidade do chef em seguir suas especificações e a prontidão na entrega é uma parte do atendimento ao cliente.

  4. Finalmente, a refeição terminou. Peça a conta ao garçom. Ele atendeu prontamente a sua solicitação? Por outro lado, você se sentiu apressado em algum momento? O garçom não deve nunca fazer com que você sinta apressado. No entanto, eles devem trabalhar prontamente e corretamente também em respeito ao seu tempo. Você foi abastecido razoavelmente com bebidas? O garçom agradeceu pela sua presença? No geral, o garçom foi apresentável? Quando deixar o restaurante como todas as informações registradas no caderno, você poderá começar a sua avaliação.

  5. Existem várias formas de enviar a sua avaliação. Por exemplo, você pode ter um sistema de classificação de 1-5, no qual você seleciona uma classificação e então faz uma explicação em forma de parágrafo. Por exemplo, se o atendimento for insatisfatório, você poderá dar uma classificação de 2,5 de 5. Depois, escreva algumas frases resumindo como o atendimento foi insatisfatório e o que poderia ter sido feito para receber uma avaliação melhor. Em outras circunstâncias, você poderá escrever uma avaliação ou resenha detalhando os aspectos de sua experiência com o estabelecimento em questão.

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Dicas

  • Seja objetivo.
  • Seja descritivo, mas resuma o máximo que puder. Lembre-se, o seu leitor pode ser um cliente que está buscando uma referência rápida para definir onde comer!

Aviso

  • Não deixe que questões pessoais interfiram na avaliação.

O que você precisa

  • Caderno
  • Um pedido em um restaurante
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