O que são barreiras financeiras?

Escrito por gregory hamel | Traduzido por juliana s. zoccoli
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O padrão de vida muitas vezes depende da quantidade de dinheiro que uma pessoa tem para gastar e investir. Muitas atividades comuns que podem melhorar a sua qualidade de vida, como ir para a faculdade, iniciar um negócio, comprar uma casa, viajar e comprar um carro, requerem uma quantidade significativa de recursos financeiros. Quando os custos elevados tornam uma determinada atividade inviável, isto é considerado uma barreira financeira.

Outras pessoas estão lendo

O básico sobre barreiras financeiras

Barreiras financeiras podem surgir em vários contextos diferentes e afetam indivíduos, famílias e empresas. Você enfrenta uma barreira financeira no momento que decide não fazer alguma coisa por causa de seu custo. Por exemplo, você pode sonhar em cursar a faculdade em uma determinada instituição privada onde o valor é de R$100.000, mas o alto custo pode fornecer o desincentivo ou "barreira" suficiente para fazer você optar por uma instituição estatal mais barata.

Desvantagens

Barreiras financeiras pode ser negativas de muitas maneiras. Elas podem evitar que os alunos sejam capazes de participar de faculdades e universidades, mesmo sendo qualificados com base em resultados de testes e notas. E também podem impedir que as pessoas iniciem empresas, mesmo que tenham um bom plano de negócios. As barreiras financeiras muitas vezes forçam as pessoas a tomar decisões difíceis sobre como alocar recursos. Por exemplo, uma família pode ter que optar por não comprar uma casa maior ou um carro novo, a fim de economizar dinheiro para a educação de uma criança.

Benefícios

Barreiras financeiras pode ser benéficas, dependendo da sua posição na economia. A partir de uma perspectiva de negócios, grandes dificuldades financeiras para iniciar um negócio em uma determinada indústria podem fornecer uma "barreira de entrada", que pode manter concorrentes fora do mercado. Por exemplo, os jatos comerciais custam milhões de dólares, o que proporciona uma grande barreira financeira para começar uma companhia aérea. Barreiras de entrada tendem a ser benéficas para as empresas estabelecidas, já que a concorrência pode influenciar na diminuição das vendas e forçar as empresas a reduzir os preços de produtos e serviços.

Reduzindo barreiras financeiras

Existem várias maneiras que escolas, empresas e governos utilizam para reduzir as barreiras financeiras. Uma maneira comum é fornecer dinheiro em concessão. Isto são doações de dinheiro que são designadas para uma finalidade específica, como iniciar um negócio, realizar uma pesquisa ou fazer um determinado investimento. Bolsas de estudo são presentes em dinheiro concedidos a estudantes do ensino superior por escolas e outras organizações para reduzir a barreira financeira de mensalidades, livros, moradia e outras despesas relacionadas à educação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível