Conhecimento

O que são baterias de gel?

Escrito por breann kanobi | Traduzido por pamela oliveira
O que são baterias de gel?

Baterias de carro são tipicamente feitas de chumbo-ácido

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Baterias de gel recebem seu nome das células de gel que geram energia nelas. Essas células são preenchidas por uma mistura de enxofre e sílica que imobiliza os eletrólitos, criando energia. Baterias de gel não são tão comuns quanto muitos outros tipos de baterias e são tipicamente encontradas em veículos.

Outras pessoas estão lendo

Baterias de chumbo-ácido

Baterias de chumbo-ácido, as mais antigas das baterias recarregáveis, são pesadas e de baixo custo. Essas baterias, inventadas por Gaston Plante em 1859, geram energia pela eletricidade produzida entre uma placa de chumbo e outra. Baterias de gel são um dos tipos de baterias de chumbo-ácido. Outros tipos dessas baterias incluem as de ciclo profundo. Baterias de arranque devem ser acionadas mecanicamente e têm uma grande quantidade de energia instantânea. Baterias de ciclo profundo possuem menos energia instantânea, mas produzem energia por mais tempo. Baterias de gel são tipicamente de ciclo profundo ou de dupla finalidade, o que significa que podem produzir energia instantânea ou por longos períodos.

Células de gel

O gel dentro das baterias de gel é um agente espessante que imobiliza os eletrólitos para produzir energia. Essas baterias são seladas com plástico ou metal e qualquer rachadura as impede de funcionar. Esse tipo de bateria pode ser recarregado com gel. Comparadas com as baterias inundadas e de célula úmida, outras baterias de chumbo-ácido, baterias de gel precisam de menos voltagem para recarregar e proporcionam uma voltagem maior do que outras.

Baterias de gel

Baterias de gel são muito similares às baterias AGM. As duas possuem ciclos muito profundos, o que significa que não devem ser recarregadas até estarem abaixo de 50% da carga. Baterias de gel usam um aditivo de sílica que aumenta a rigidez da célula. Essas baterias são mais sensíveis na hora de recarregar. Elas devem ser removidas do carregador assim que alcançam 100% de carga.

Uso comum

Todos os tipos de baterias de chumbo-ácido são usados para veículos aquáticos e terrestres. Baterias de gel são frequentemente encontradas em cadeiras de rodas e aeronaves. Como elas possuem um ciclo tão profundo, são perfeitas para eletrônicos que precisam do uso da bateria por longos períodos. Baterias de gel resistem a altas temperaturas, vibrações e choques, e são menos susceptíveis a vazamentos do que outras baterias, o que faz delas escolhas excelentes para aparelhos usados em altas temperaturas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media