Mais
×

Bebidas álcoolicas afetam medicamentos para pressão alta?

Atualizado em 17 abril, 2017

A pressão arterial elevada é uma condição relativamente comum, e muitas pessoas tomam medicação para pressão alta a fim de controlá-la. Qualquer medicamento pode causar efeitos colaterais, e a medicação de pressão não é uma exceção. O álcool pode causar seus próprios efeitos secundários, mas juntamente com certos medicamentos para controle de pressão sanguínea, ele pode ter resultados ainda mais negativos.

A pressão alta e álcool pode ser uma combinação perigosa (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Finalidade da medicação para pressão alta

Para aqueles que sofrem de pressão alta, dieta e exercício podem não ser suficientes para controlá-la. Você pode precisar de um remédio prescrito que ajude a mantê-la baixa. Existem vários medicamentos que se enquadram nessa categoria, e tudo depende da sua condição e qual a medicação o médico acha que vai funcionar melhor para você. A medicação para pressão alta ajuda a manter a pressão arterial na faixa normal, que deve ser em torno de 120/80 ou inferior. Qualquer valor acima deste pode ser considerado pré-hipertensão ou hipertensão.

Efeitos do álcool na pressão aterial

Na realidade, álcool em pequenas quantidades tem sido considerado bom para o coração, porque ele pode ajudar com a circulação. Mas o consumo excessivo pode ter efeitos negativos sobre o corpo, incluindo no coração. A medicação para pressão arterial elevada é prescrita a um paciente para ajudar a baixar a pressão. Álcool faz exatamente o oposto: ele pode elevar a pressão arterial. Como o álcool é um vasodilatador, ele abre os vasos sanguíneos ao invés de constringi-los. Esta dilatação pode aumentar a pressão em suas artérias e aumentar a pressão arterial em geral, o que pode ter um efeito negativo em certos medicamentos para pressão arterial.

Efeitos do álcool no Accupril

A maioria dos medicamentos para pressão alta podem ser afetados pelo uso de álcool. É sempre bom verificar com seu médico antes de ingerir bebidas alcoólicas se você estiver sob tratamento com remédios para pressão alta. Uma das medicações com esta finalidade e que é afetada pelo álcool é o Accupril. Beber álcool enquanto se toma Accupril pode resultar em tonturas e vertigens.

Avisos com Amlodipina e ácool

A amlodipina é um medicamento para pressão sanguínea que diminui a excitação do músculo cardíaco. Ele evita que as contrações do coração sejam muito intensas ou freqüentes. O álcool pode aumentar o efeito da amlodipina, assim como baixar a pressão arterial ainda mais. A ingestão de álcool sob uso do medicamento pode aumentar tonturas e desmaios.

Considerações com álcool e medicamentos para a pressão arterial

Se você estiver tomando medicamentos para pressão arterial e planeja tomar álcool, é melhor falar primeiro com o seu médico para saber se isso vai causar problemas. Todos os medicamentos reagem de forma diferente à bebida alcoólica. Você nunca deve supor que mesmo a ingestão de uma pequena quantidade de álcool é segura antes de falar primeiro com o seu médico.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article