Beleza que vem da mesa: como o consumo de frutas e legumes pode ajudar a manter a pele e os cabelos bonitos

Escrito por maria maciel
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Beleza que vem da mesa: como o consumo de frutas e legumes pode ajudar a manter a pele e os cabelos bonitos
Frutas e legumes são grandes aliados da beleza (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Alguns alimentos, como frutas e legumes, são aliados poderosos da beleza. Por conter vitaminas, óleos e outras substâncias, esses alimentos ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele, estimulam a produção de colágeno e ainda contribuem para produzir cabelos saudáveis. O melhor de tudo é que você pode tirar proveito desses benefícios sem gastar rios de dinheiro. Como? Basta incluir esses itens na sua alimentação diária! Seguindo um cardápio balanceado, você mantém a forma e, de quebra, garante uma pele linda e cabelos de dar inveja o ano todo. Confira agora os alimentos que não podem faltar no seu prato.

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Pele de seda

Nas frutas, você encontra tudo o que precisa para ter uma pele sempre bonita. As frutas vermelhas, como o morango, a amora e a framboesa, são ricas em vitamina C e cianidina, que formam uma verdadeira barreira contra as rugas. Para manter a firmeza dos tecidos, o abacaxi é um santo remédio! Essa deliciosa fruta tropical possui uma substância anti-inflamatória que age diretamente na pele, combatendo acnes e espinhas. O ideal é tomar o suco ou comer uma fatia de abacaxi pelo menos três vezes por semana para atingir os resultados esperados. E se quiser evitar o envelhecimento precoce da pele, inclua na sua alimentação também uvas.

Cabelos bonitos e brilhantes

Não adianta você fazer máscaras de hidratação toda semana se a nutrição celular dos seus cabelos não estiver em dia. Para manter o brilho e a saúde dos fios, invista em alimentos ricos em vitamina C, como laranja, acerola e tomate, que ajudam a formar o colágeno e melhoram a irrigação sanguínea. Para quem tem cabelos secos, o ideal é consumir diariamente folhagens verde-escuras, como brócolis e couve, que contêm substâncias responsáveis pela produção de sebo. Frutas como melão e pêssego são fontes de vitamina A e, além de serem saborosas, ajudam o cabelo a crescer mais rápido.

Frutas do bem

As frutas são as principais fontes de vitaminas e nutrientes. Por isso elas são tão importantes na alimentação. Cada fruta tem uma função no organismo, que acaba sendo prejudicada quando você deixa de ingeri-la. Adotando um consumo diário, é possível usufruir de todos os benefícios, sejam eles para o corpo, a pele ou os cabelos. Escolha as frutas de que você mais gosta e tente variar na sobremesa, no café da manhã ou entre as refeições. Adicionar futas à salada também é uma ótima pedida porque dá um sabor diferenciado ao prato e garante uma dose extra de nutrientes e substâncias que fazem bem à sua saúde.

Prato bem colorido

Quanto mais colorido for o seu prato, melhor! Parte do que torna frutas e legumes tão coloridos são os pigmentos na casca, que contêm propriedades antioxidantes. Na pele das uvas vermelhas e outras frutas, por exemplo, podemos encontrar o resveratrol. O licopeno é a substância que dá a cor vermelha a tomates e pimentões, que são ricos em nutrientes. Na hora de comprar esses alimentos, leve isso em consideração. Procure variar as folhagens de cor escura, com legumes de cor amarela, verduras cruas e muitas frutas. Além de visualmente mais atrativo, um prato de salada bem colorido sacia a fome e garante a quantidade de nutrientes de que seu corpo precisa. E lembre-se: a sua receita de beleza está bem pertinho de você, no supermercado, na feira...

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