Mais
×

Os benefícios do afundo

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você estiver tentando moldar os membros inferiores, aumentar o tecido muscular, desenvolver a força do tronco ou deixar os quadris mais flexíveis, o afundo pode ajudá-lo a atingir seu objetivo. Esse exercício funcional, que engloba várias articulações, pode ser modificado para atender seu nível de aptidão. Se estiver fazendo afundos básicos para iniciantes ou uma variedade mais avançada, tais como afundos com o pé detrás elevado, o exercício será benéfico de inúmeras maneiras.

Mulher fazendo afundo com pesos (Dana Bartekoske/iStock/Getty Images)

Fortalece os glúteos e pernas

De acordo com o Conselho Americano de Exercícios, os afundos são um dos exercícios para membros inferiores mais eficazes e estão no mesmo nível de agachamentos, steps, quatro apoios e extensões do quadril. Eles trabalham efetivamente os glúteos e quadríceps e também envolvem os isquiotibiais. O fortalecimento desses grandes grupos musculares pode acelerar o metabolismo, o que é benéfico se você estiver tentando perder peso. Quando o excesso de gordura é reduzido dos membros inferiores, o afundo pode ajudar a moldar, tonificar e firmar o bumbum e as pernas.

Aumenta a força do tronco

Acredite ou não, o afundo pode aumentar a força do tronco. Ao fazer esse exercício, você deve envolver os músculos do tronco, incluindo as costas e abdômen, para manter o corpo ereto e equilibrado ao mover os quadris para cima e para baixo. Se não fizer isso, resultará em uma má forma e poderá provocar lesões. Ter um tronco forte é essencial, pois facilita as atividades diárias, alivia a dor lombar e melhora o equilíbrio, a postura, a estabilidade e o desempenho atlético.

Aumenta a flexibilidade do quadril

O afundo pode melhorar a flexibilidade dos flexores do quadril — os músculos que você usa para dobrar ou flexionar as pernas nos quadris. Muitas vezes, esses músculos são negligenciados, e se você levar um estilo de vida predominantemente sedentário, eles podem tensionar e desencadear dores lombares. Ao fazer um afundo, você basicamente força os flexores do quadril a se alongarem. Se colocar a parte detrás do joelho no chão e ligeiramente inclinar para a frente a partir dos quadris, você pode obter um alongamento do quadril realmente agradável.

Coisas a se levar em consideração

Antes de realizar variedades de afundo, como laterais e reversos, aprenda a fazer o afundo básico para frente com a postura apropriada. Dominar a postura adequada pode proporcionar melhores resultados e minimizar o risco de lesões. Durante afundos frontais, é essencial que você abaixe com a pélvis flexionada para a frente e as costas retas. Certifique-se de colocar o pé à frente o suficiente para que o meio do joelho da frente fique diretamente acima do tornozelo durante o movimento descendente. Abaixe os quadris até os joelhos ficarem cerca de 90 graus dobrados e coloque o peso para trás a dois terços do pé da frente durante o exercício.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article