Benefícios da aromaterapia com baunilha

Escrito por jessica jachim | Traduzido por mário candi tsuge
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Benefícios da aromaterapia com baunilha
Favas de baunilha (vanilla beans image by joanna wnuk from Fotolia.com)

A baunilha, cientificamente chamada de Vanilla planifolia, cresce como grandes vinhas trepadeiras que produzem flores perfumadas e favas muito valorizadas. O aroma doce da baunilha é conhecido por suas propriedades medicinais, que auxiliam na cura de doenças, e por seu uso em receitas culinárias. Nativa do México, o cultivo completo das videiras foi viabilizado através da polinização por abelhas. Mas só no século 19, com a descoberta da polinização manual, que a planta se enraizou em diferentes regiões, incluindo o Madagascar, Indonésia e Taiti.

História

Antes dos remédios alopáticos, as pessoas eram tratadas com plantas. Os extratos das plantas eram extraídos das flores para produzir óleos de aromaterapia que eram usados para curar doenças. A baunilha é uma das plantas mais trabalhosas de cultivar, o que torna seus óleos essenciais extremamente caros no mercado. O óleo da baunilha é extraído do interior da planta, processado e engarrafado como um concentrado. As favas secas também podem ser compradas.

Benefícios da aromaterapia com baunilha
Há milhares de anos, descobriu-se que o aroma doce da baunilha curava doenças do estômago, impotência masculina, acalmava os nervos e prevenia enjoos matinais (honig und milk image by Katarzyna Cielecka from Fotolia.com)

Benefícios à saúde

Os benefícios da aromaterapia com baunilha incluem maior clareza mental, aumento na circulação, diminuição da febre, limpeza das vias aéreas respiratórias e auxílio na perda de peso. Ela também acalma as dores de estômago, reduz a fome e alivia o estresse. Os europeus acreditavam nas habilidades dessa especiária para aliviar dores nas articulações e ajudar na digestão. Os nativos das ilhas do Pacífico Sul a usavam para acalmar os estômagos das mulheres grávidas com enjoos matinais. As pesquisas mais modernas afirmam que a baunilha pode curar a impotência masculina.

Benefícios da aromaterapia com baunilha
A fava de baunilha é usada em sorvetes, cafés, licores, itens de confeitaria e biscoitos (vanilla, coffe beans and dessert image by joanna wnuk from Fotolia.com)

Usos da aromaterapia em casa

A baunilha possui uma fragrância quente e acolhedora e pode ser infundida nas casas através de sais de banho, esfoliantes corporais, velas e perfumes. O doce aroma da baunilha é usado como um afrodisíaco. As loções, sais e perfumes corporais são aromatizados com essa especiária açucarada. Uma essência sintética de baunilha, chamada vanilina, era produzida como uma substituição mais barata ao óleo autêntico da planta e permitia que a aromaterapia fosse vendida e apreciada por um público consumidor mais amplo.

Benefícios da aromaterapia com baunilha
Os benefícios aromáticos da baunilha são infundidos em sais de banho, loções para o corpo, cores de tinta, velas e perfumes corporais (lavender bath items. aromatherapy image by joanna wnuk from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível