Mais
×

Benefícios da aromaterapia com baunilha

A baunilha, cientificamente chamada de Vanilla planifolia, cresce como grandes vinhas trepadeiras que produzem flores perfumadas e favas muito valorizadas. O aroma doce da baunilha é conhecido por suas propriedades medicinais, que auxiliam na cura de doenças, e por seu uso em receitas culinárias. Nativa do México, o cultivo completo das videiras foi viabilizado através da polinização por abelhas. Mas só no século 19, com a descoberta da polinização manual, que a planta se enraizou em diferentes regiões, incluindo o Madagascar, Indonésia e Taiti.

Favas de baunilha (vanilla beans image by joanna wnuk from Fotolia.com)

História

Antes dos remédios alopáticos, as pessoas eram tratadas com plantas. Os extratos das plantas eram extraídos das flores para produzir óleos de aromaterapia que eram usados para curar doenças. A baunilha é uma das plantas mais trabalhosas de cultivar, o que torna seus óleos essenciais extremamente caros no mercado. O óleo da baunilha é extraído do interior da planta, processado e engarrafado como um concentrado. As favas secas também podem ser compradas.

Há milhares de anos, descobriu-se que o aroma doce da baunilha curava doenças do estômago, impotência masculina, acalmava os nervos e prevenia enjoos matinais (honig und milk image by Katarzyna Cielecka from Fotolia.com)

Benefícios à saúde

Os benefícios da aromaterapia com baunilha incluem maior clareza mental, aumento na circulação, diminuição da febre, limpeza das vias aéreas respiratórias e auxílio na perda de peso. Ela também acalma as dores de estômago, reduz a fome e alivia o estresse. Os europeus acreditavam nas habilidades dessa especiária para aliviar dores nas articulações e ajudar na digestão. Os nativos das ilhas do Pacífico Sul a usavam para acalmar os estômagos das mulheres grávidas com enjoos matinais. As pesquisas mais modernas afirmam que a baunilha pode curar a impotência masculina.

A fava de baunilha é usada em sorvetes, cafés, licores, itens de confeitaria e biscoitos (vanilla, coffe beans and dessert image by joanna wnuk from Fotolia.com)

Usos da aromaterapia em casa

A baunilha possui uma fragrância quente e acolhedora e pode ser infundida nas casas através de sais de banho, esfoliantes corporais, velas e perfumes. O doce aroma da baunilha é usado como um afrodisíaco. As loções, sais e perfumes corporais são aromatizados com essa especiária açucarada. Uma essência sintética de baunilha, chamada vanilina, era produzida como uma substituição mais barata ao óleo autêntico da planta e permitia que a aromaterapia fosse vendida e apreciada por um público consumidor mais amplo.

Os benefícios aromáticos da baunilha são infundidos em sais de banho, loções para o corpo, cores de tinta, velas e perfumes corporais (lavender bath items. aromatherapy image by joanna wnuk from Fotolia.com)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article