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Bons carboidratos para consumir no café da manhã

Atualizado em 23 março, 2017

Muitos estudos indicam que as pessoas que comem café da manhã conseguem perder e manter o peso com maior facilidade do que as pessoas que pulam essa refeição. Um café da manhã saudável dá a partida no motor do corpo e lhe deixa pronto para começar o dia. Carboidratos complexos e não refinados fornecem energia e ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. O cérebro não pode funcionar sem um fluxo constante de alimentos ricos em carboidratos. Muitos carboidratos de café da manhã, como bolos, cereais e doces açucarados, não fornecem a energia necessária. Em vez disso, eles causam picos de níveis de energia, seguidos por uma queda súbita. Bons carboidratos evitam essa variação repentina.

Uma fatia de pão integral é uma ótima forma para começar o dia (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Coma cereais integrais no café da manhã

Os cereais integrais são carboidratos bons para se ingerir como parte de um café da manhã completo. E eles podem ser encontrados em diversos tipos de alimentos. Você pode escolher cereais quentes como aveia tradicional, aveia e cereais multigrãos. Use frutas, canela e mel como sabores naturais em cereais quentes. Pessoas que não gostam de cereais quentes podem substituir os açucarados por cereais integrais com leite desnatado. Amantes da panqueca podem substituir a farinha refinada da mistura e comer panquecas de trigo sarraceno de grãos inteiros. Esses grãos proporcionam bons carboidratos e fazem você começar o dia com alimentos ricos em fibras.

Uma tigela de aveia é uma excelente fonte de fibras (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Consuma frutas

A lista dos bons carboidratos com os quais começar o dia também inclui frutas frescas, em conserva, secas, congeladas ou em sumo. A fruta é uma fonte de carboidrato dinâmica, que pode ser o prato principal, acompanhamento ou cobertura. Você pode misturar cereais quentes e frios com frutas secas ou frescas para adoçá-los naturalmente. Misture frutas na massa de panquecas de grãos integrais ou como cobertura. Frutas como maçãs, uvas, bananas e frutas cítricas podem ser consumidas por inteiro. Outra opção é fazer uma vitamina de frutas frescas ou sucos de frutas misturadas. Para a vitamina, coloque sua fruta favorita em um liquidificador com gelo e leite desnatado e bata até a consistência desejada. A fruta fornece vários antioxidantes e outras vitaminas. Escolha sucos de frutas sem adição de açúcares. Comê-las, porém, é sempre melhor.

Frutas são uma importante fonte de vitaminas e antioxidantes (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Mantenha uma dieta desnatada

A dose diária recomendada para o consumo de leite é de três porções. Produtos lácteos desnatados contêm bons carboidratos que podem ser consumidos no café da manhã. Assim como a fruta, o leite é um alimento versátil para o café da manhã. Misture leite desnatado com cereais quentes ou utilize-o em cereais frios. Beba 240 ml de leite no café da manhã. Misture iogurte desnatado, queijos duros e cottage com frutas. Evite iogurtes com adição de açúcar ou bebidas à base de iogurtes. Produtos lácteos desnatados contêm cálcio, um nutriente necessário para o crescimento ósseo.

O leite desnatado é uma opção mais saudável para combinar com cereais integrais (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
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