Mais
×

Como fazer um bonsai de arame

Os bonsais de arame são recriações artificiais de bonsais miniatura. Tipicamente não maiores do que 30 centímetros, verdadeiros bonsais muitas vezes têm ramos que crescem planos na parte superior da árvore. Apesar de seu tamanho, eles parecem muito velhos, isso faz parte do apelo que os torna tão valiosos para colecionadores. Fazer seu próprio bonsai de arame pode capturar um pouco do atrativo da coisa verdadeira sem custar tanto.

Instruções

Uma versão de baixo custo da árvore bonsai anã pode ser feita com arame e miçangas (bonsai tree image by Alexey Stiop from Fotolia.com)

    Criando sua árvore

  1. Corte o arame usando o cortador em peças trabalháveis com cerca de 40 centímetros cada. Prepare em torno de 110 peças para uma árvore grossa.

  2. Passe uma extremidade do fio através de 3 miçangas pequenas ou 1 grande. Repita este processo para cada tira de arame. Centre as miçangas em um ponto do arame. Junte as extremidades do arame e torça-as logo abaixo das miçangas para segurá-las. Continue torcendo o arame até quase 1,5 centímetros abaixo das miçangas.

    As cores do bonsai podem ser tão variadas quanto as cores de miçangas disponíveis (multi-coloured beads, background from beads image by 26kot from Fotolia.com)
  3. Entrelace dois arames com miçangas logo abaixo da primeira torção que você fez para segurar as demais. Faça esta torção com cerca de 1,5 centímetros de comprimento. Este é seu primeiro ramo.

  4. Faça outro ramo entrelaçando mais dois arames com miçangas. Adicione-o ao primeiro conjunto de arames e prenda-os da mesma forma, torcendo-os uns contra os outros, logo abaixo de onde os outros dois arames se juntam. Faça torções mais longas conforme você vai chegando à extremidade do fio. Repita este procedimento até ter oito ramos, cada um com uma ou três miçangas, dependendo do tamanho que você estiver usando.

  5. Repita os passos 3 e 4 para criar mais dois conjuntos com oito ramos cada. Entrelace todos eles para formar o tronco. Deixe pelo menos 5 centímetros de arame nas extremidades para fazer as raízes.

  6. Desenrole as extremidades do arame e espalhe-os em torno do pé da árvore. Coloque a árvore na base de madeira e incline-a para uma posição que te agrade. Grampeie as raízes na base o mais próximo do pé da árvore possível. Cole o musgo seco em cima da raízes.

    Seu bonsai de arame deve se parecer com isto (bonsai image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com)

Dicas

  • Se a árvore ficar de pé sozinha você pode eliminar a base.
  • As bases de madeira estão disponíveis em várias formas e tamanhos em lojas de artesanato e nas seções de artesanato de algumas lojas de departamento. Certifique-se de que sua base é pesada e forte o suficiente para manter sua árvore em pé. Pinte a base antes de anexar a sua árvore para um efeito diferente.
  • Este é um conjunto básico de instruções, mas você pode ser tão criativo quanto quiser, experimentando diferentes tipos e tamanhos de arame, diferentes tipos de miçangas e outros materiais de artesanato e diferentes tipos e formas de bases ou recipientes para suas árvores.

O que você precisa

  • 65 metros de arame de joias de 0,5 mm
  • Cortadores de arame
  • Miçangas (pequenas e grandes)
  • Base de madeira
  • Grampeador
  • Grampos
  • Musgo seco
  • Cola branca
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article