Por que as borboletas são importantes?

Escrito por hayley ames Google | Traduzido por bruno callegari
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que as borboletas são importantes?
A maioria das borboletas são ativas apenas durante o dia (NA/AbleStock.com/Getty Images)

As borboletas são um grupo diverso de insetos, contendo cerca de 20.000 espécies diferentes. A América do Norte é o lar de mais de 700 dessas espécies. As borboletas são esteticamente agradáveis, e poucas espécies causam algum dano às plantas comerciais. As borboletas contribuem para ecossistemas prósperos e podem indicar o estado de saúde de um ecossistema.

Outras pessoas estão lendo

Polinização

As borboletas desempenham um papel importante na polinização das flores, particularmente nas flores que têm um cheiro forte, são vermelhas ou amarelas, e produzem uma grande quantidade de néctar. O néctar é um componente importante da dieta de uma borboleta. Embora borboletas polinizem flores com menos eficiência do que abelhas, seu papel ainda é útil. O pólen é coletado pelo corpo da borboleta quando ela está se alimentando do néctar de uma flor. Quando a borboleta se move para uma nova flor, ela transporta o pólen junto dela.

Componentes importantes de um ecossistema próspero

Uma abundância de borboletas é muitas vezes uma indicação de que um ecossistema está prosperando. Isto se deve ao fato das borboletas serem um componente importante da cadeia alimentar, como predadoras e presas. As borboletas adultas e lagartas são uma importante fonte de alimento para outros animais, como morcegos e aves. Junto ao néctar, as borboletas comem uma variedade de plantas. Algumas espécies também fornecer uma forma natural de controle de pragas. Por exemplo, a borboleta Feniseca tarquinius come pulgões, enquanto está em sua forma de lagarta.

Alterações climáticas

As borboletas são particularmente sensíveis às alterações climáticas. Cientistas monitoram as borboletas como um método de observação de sinais de alerta sobre os efeitos mais generalizados das mudanças climáticas. Um exemplo desses estudos envolve o monitoramento das borboletas Euphydryas editha na América do Norte. De acordo com a National Academy of Sciences, a distribuição dessas borboletas se deslocou mais para o norte e para altitudes mais elevadas, como resultado de um aumento na temperatura.

Entusiastas de borboletas

As borboletas fornecem muito prazer aos entusiastas deste inseto. Como observadores de pássaros, eles gostam de encontrar espécies raras. As borboletas também beneficiam as economias, atraindo turistas. Áreas como as em que as borboletas-monarca se alojam no México se beneficiam do turismo, já que os entusiastas de borboletas viajam pelo mundo para fotografá-las.

Importância para a ciência

Além de ser um indicador da mudança climática, as borboletas também são sensíveis a outras ameaças, como a destruição do habitat. As mudanças no comportamento das borboletas podem alertar as pessoas sobre os efeitos futuros da perda de habitat para outros animais. Como muitas espécies de borboletas são altamente especializados, cada espécie pode ser de especial interesse para a ciência. Por exemplo, a borboleta do prado marrom da Europa produz um antibiótico natural que pode ser útil para os seres humanos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível