Brincadeiras para crianças na creche ou pré-escola

Escrito por bianca bumpres | Traduzido por erika f curto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Brincadeiras para crianças na creche ou pré-escola
Aprenda diversas brincadeiras de criança (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Os pais mandam suas crianças para a pré-escola ou creche para que sejam cuidadas, e enriqueçam seu crescimento cognitivo. Isso proporciona às crianças um ambiente para crescer socialmente e academicamente, enquanto prepara-as para a escola tradicional. Enquanto as crianças estiverem na creche, os professores podem envolvê-los em diversas atividades que desenvolvam suas habilidades sociais e cognitivas, tendo um pouco de diversão também.

Outras pessoas estão lendo

Corre cotia

A brincadeira de corre cotia é geralmente uma atividade externa para as crianças. Ela incorpora exercícios, manobras de movimentos desafiadores, e as ensina sobre a construir o suspense. Também as ensina a diferença entre os animais. Outras variações do jogo podem ensinar cores e formas. O objetivo deste jogo é fazer com que crianças se sentem em um círculo fechado. Uma criança é escolhida para ficar do lado de fora do círculo, andar ao redor, e disfarçadamente deixar um lenço cair atrás de uma delas. Quando a criança perceber que o lenço está atrás dela, começa a perseguição à criança que deixou o lenço cair, para ocupar o lugar vago. Se a criança de fora do círculo chegar ao local da outra criança, toma seu lugar, e a segunda criança deve começar a andar. Caso contrário, o atual jogador caminhando deve andar o círculo novamente, e recomeçar o processo.

Dança da cadeira

A dança da cadeira ensina as crianças como manobrar movimentos desafiadores, e usar a percepção e premeditação. A brincadeira acontece contando o número de crianças, e alinhando cadeiras, faltando uma referente à quantidade de crianças. Os professores podem optar por não eliminar a cadeira quando as crianças estiverem começando a aprender a brincadeira. O professor liga a música, e as crianças começam a andar ao redor das cadeiras. Quando a música parar, as crianças devem se apressar e encontrar uma cadeira. A criança que ficar em pé, estará fora do jogo. Retira-se uma cadeira por vez após a música parar, até que haja uma cadeira e duas crianças em pé. A última criança a se sentar na última cadeira é a vencedora.

Música dos dedinhos

A brincadeira dos dedinhos ensina opostos e imitação. As crianças sentam-se em um círculo para essa brincadeira também. O professor lidera a música, cantando "Polegares, polegares. Onde estão? Aqui estão! Eles se saúdam. Eles se saúdam. E se vão! E se vão!". O professor guia os alunos a começarem a música com as mãos nas costas, e quando o dedo indicado for mencionado, eles mostram com uma das mãos, e mostram a outra mão quando o outro dedo for indicado. Quando o dedo "se for", a mão volta para trás das costas. O mesmo se repete na outra mão. No fim, ambas as mãos são usadas ao mesmo tempo.

Estátua

A brincadeira da estátua ensina as crianças diferentes tipos de habilidades motoras, e como manterem-se paradas. Coloca-se uma música para tocar, e as crianças dançam ao ritmo dela. Quando o professor gritar "estátua!", a criança deve parar no último movimento feito, e ficar nesta posição. A última estátua a permanecer parada, vence.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível