Brincadeiras para crianças com o tema "Deus fez todas as pessoas únicas"

Escrito por alice ladkin | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Brincadeiras para crianças com o tema "Deus fez todas as pessoas únicas"
O jogo do arco-íris mostra às crianças que Deus fez todas as pessoas diferentes, mas que nos ama da mesma maneira (rainbow image by Dwight Davis from Fotolia.com)

Às vezes, as crianças acham difícil aceitar que são diferentes de seus coleguinhas. Elas precisam entender que Deus nos fez únicos, diferentes uns dos outros, mas que nos ama da mesma forma. Realizar brincadeiras é uma maneira instrutiva de fazer os pequenos aceitarem suas diferenças e aprendem a amá-las, assim como Deus as ama.

Outras pessoas estão lendo

Jogo do arco-íris

Peça às crianças para se sentarem em círculo e ensine-as este verso: "Eu sou especial, e você também, quem tem (elas então se revezam para dizer algo sobre si mesmas que todo mundo possa ver), fique de pé também". Todas cantam esse verso juntas e se revezam para completar o espaço na frase. Elas podem dizer coisas como sardas, óculos ou olhos azuis. Todo mundo que tem esse atributo físico deve ficar de pé, e então é a vez da próxima criança. A brincadeira revela suas similaridades e, mais importante, mostra no que são diferentes e especiais. Finalize dizendo que arco-íris com apenas uma cor não seriam muito bonitos, mas com muitas cores, eles se tornam lindos. Explique que Deus nos criou como o arco-íris, porque todas as pessoas trazem suas próprias cores especiais ao mundo.

O jogo dos conjuntos

Reúna as crianças em pequenos grupos ao redor de alguns conjuntos, que podem ser demarcados por bambolês, bolas ou mesas. Três ou quatro objetos bastam. Fale sobre alguma característica física, como a cor dos olhos, e peça aos pequenos para se reunirem ao redor do conjunto determinado para essa característica. Para cor dos olhos, você deve ter um conjunto para olhos azuis, marrons e verdes. Repita com diferentes características físicas, como a cor do cabelo ou tipos de roupas, e peça às crianças para inventarem seus próprios conjuntos. No final, chame-as todas para se reunirem no conjunto chamado "grupo que Deus ama".

Jogo do papel colorido

Fixe um pedaço de papel colorido com fita adesiva nas costas de cada criança, sem deixar que ela veja a cor. Peça-as para se sentarem em círculo e se revezarem para ficar de pé com suas costas viradas para o grupo, para que todas as outras possam ver o papel. Peça às outras crianças, uma de cada vez, para citarem coisas da mesma cor do papel às costas do colega. Quando a criança adivinhar corretamente a cor que tem às costas, pode sentar-se, e outra se levanta. Esse divertido jogo ensina que todo mundo é diferente, através das cores, ainda que igualmente especiais para Deus.

Corrida do besouro

Arrume cadeiras em um círculo, uma a menos que o número de crianças que esteja brincando. Fixe uma imagem simples, como um desenho infantil de besouro, borboleta ou outros insetos, em cada cadeira. Reúna o grupo e escolha uma criança para ficar de pé no meio. Ela diz algo como "Se você não tem antena, fique de pé", e outra criança à cuja imagem essa frase se aplica precisa ficar de pé e achar outro local para sentar. Quem estava no centro também precisa encontrar uma cadeira, de forma que sempre haverá uma nova criança no meio. Ajude os pequenos a compreender que Deus fez cada besouro e inseto único, assim como fez cada um de nós único e especial.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível