Por que meu cachorro está tossindo e bebendo muita água?

Escrito por ezmeralda lee | Traduzido por camila batista
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
Por que meu cachorro está tossindo e bebendo muita água?
Cãezinhos podem ficar doentes também (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Como seu cachorro não pode lhe dizer como se sente, reconhecer os sintomas dele requer observação cuidadosa. Observe se ele bebe mais água que o normal e se tosse após beber ou se exercitar. Se ele tossir mais à noite, isso fornece uma pista importante. A tosse do seu cachorro pode ser seca ou úmida. Ele pode até mesmo tossir muco ou sangue. Sejam quais forem os sintomas, uma consulta veterinária é o primeiro passo para o diagnóstico e a recuperação do seu cão.

Outras pessoas estão lendo

Tosse de canil

Por que meu cachorro está tossindo e bebendo muita água?
Tosse pesada pode causar vômito (dogs image by matko from Fotolia.com)

Cães mantidos juntos facilmente passam bactérias para outros animais pelo ar. O sistema respiratório superior inflamado causa tosse seca, espirros e coriza. Tosse pesada pode causar vômito. Antibióticos, antitussígenos e muita água podem aliviar vias aéreas irritadas, assim como dormir em ambientes quentes, silenciosos e sem correntes de ar. O vapor pode soltar o muco. Use um vaporizador com água morna ou leve seu cão para o banheiro, feche a porta e deixe a água quente do chuveiro correr, enchendo o cômodo com o vapor. Mantenha seu cão infectado longe de outros cães, crianças e coelhos. Até mesmo gatos podem pegar tosse de canil.

Irritação ou colapso traqueal

Por que meu cachorro está tossindo e bebendo muita água?
Não puxe a coleira muito forte (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Puxar a coleira do seu cão pode causar irritação na traqueia dele ou uma doença mais séria, conhecida como colapso traqueal. O colapso pode acontecer até mesmo ao tomar água e está entre as causas potenciais se a tosse do seu cão ocorrer principalmente à noite e soar como o grasno de um ganso. Raças pequenas com excesso de peso em meia ou avançada idade correm risco maior de colapso traqueal que cães maiores e mais novos. Seu cachorro pode precisar emagrecer e pode se beneficiar de antitussígenos e até mesmo sedativos.

Problemas cardíacos

Por que meu cachorro está tossindo e bebendo muita água?
Cuidado com dirofilariose canina (dogs parade image by apeschi from Fotolia.com)

Se seu cachorro começar a tossir após exercícios ou excitação, a causa pode ser um problema cardíaco. Isto pode significar que ele tem um sopro ou ritmo cardíaco anormal. Outra possibilidade de ataque cardíaco, a dirofilariose canina, acontece mais comumente em lugares onde mosquitos se desenvolvem. Tosse noturna pode indicar falência cardíaca. A tosse pode ser o resultado de um coração inchado pressionando os pulmões. O veterinário irá querer realizar uma série de exames no coração do seu cão para certificar-se.

Edema

Por que meu cachorro está tossindo e bebendo muita água?
Acúmulo de fluido é uma preocupação (Dogs face image by adrian stones from Fotolia.com)

Enquanto um coração inchado pode causar tosse e até mesmo falência cardíaca, isso pode ainda provocar edema ou acúmulo de líquido. Mais uma vez, seu cachorro tosse mais à noite se o edema acontecer. Causas de edema incluem anemia, toxinas e déficit de proteínas no sangue. Outras possibilidades incluem obstrução aérea, fluido nos pulmões devido a um quase afogamento ou pneumonia. Exames de sangue e um raio X dão mais informações ao veterinário. Seu cachorro pode precisar de oxigênio, diuréticos para drenar os fluidos e muito descanso.

Outras causas

Por que meu cachorro está tossindo e bebendo muita água?
Alergias podem causar problemas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Um cão que tosse muito e toma muita água pode sofrer de alergias. Examine a exposição dele a gramíneas, sementes e poeira. Compare o tempo da tosse com as atividades mais recentes dele. Enquanto uma tosse úmida pode indicar edema, a doença piotórax provoca tosse úmida quando corpos estranhos entram nos pulmões, causando acúmulo de pus. Outra causa potencial de tosse úmida pode ser câncer de pulmão, quando seu cão pode tossir sangue. Ele terá dificuldade de respirar, talvez perda de apetite e letargia. Se o seu cão tossir enquanto come, a laringe dele pode não fechar quando se alimenta, permitindo assim que comida passe entre a laringe e a traqueia.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2016 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media