×
Loading ...

Cães: prós e contras dos Cocker Spaniels

O Cocker Spaniel é o menor dos spaniels e desse grupo no geral. Foi reconhecido pela AKC em 1878, sendo uma escolha popular para as famílias, bem como para caçadores por causa do seu comportamento alegre e energético. Como em qualquer raça, esse animal possui prós e contras, devido ao cuidado e à personalidade. Antes de adotar seu bicho de estimação, certas considerações devem ser feitas sobre como o cão se adaptará à sua família e ambiente.

Amáveis, os Cocker Spaniels são companhias gentis para crianças (Comstock/Comstock/Getty Images)

Características

Normalmente, o Cocker Spaniel é um animal doce, obediente e amigável. Ele não late excessivamente, o que o torna adequado para aqueles que moram em locais pequenos, como apartamentos. Possui um comportamento gentil, por isso se adapta bem com idosos e famílias. Ele ainda é um bom cão de caça, tendo o rabo que foi tradicionalmente encurtado, prevenindo ferimentos durante uma possível perseguição.

Loading...

Necessidades

Por causa da sua energia, esse cachorro requer caminhadas e exercícios regulares, de forma a afastar qualquer tipo de comportamento negativo ou um perigoso aumento de peso. Se você vive em um apartamento, deve-se ter uma especial atenção com a atividade física diária do seu cão. Em respeito a autoridade do dono, o animal deve estar ciente do seu local desde o primeiro dia. Essa raça precisa de liderança para se sentir segura, não encorajando um comportamento negativo.

Crianças

A raça em questão, geralmente se dá bem com as crianças, apesar das menores serem um pouco violentas com esse animal, estressando-o ou machucando-o acidentalmente. Isso pode deixá-lo mais tímido ou até fazer com que ele morda, em autodefesa. Sempre supervisione essas situações. Já as crianças mais velhas acharão, no Cocker, um amigo entusiasmado, que é devotado e gentil. Tão gentil que não é, necessariamente, o melhor cão de guarda por causa da sua falta de agressividade.

Adestramento

É necessário treinar seu Cocker Spaniel desde o primeiro dia. Apesar de ser teimoso, o animal responde bem a um adestramento que se baseie em reforços positivos, ao invés da agressão. Se houver violência, na forma de um treinamento forçado e negativo, isso poderá ser descontado em você. Se ignorar o animal, ele poderá desenvolver traços negativos, como comer objetos ou outro comportamento destrutivo.

Saúde e higiene

De uma maneira geral, o cachorro terá uma vida longa com problemas de saúde mínimos. Existem algumas considerações se o rabo for cortado. Isso pode afetar o andar do animal, e ainda pode levar a a ataques agressivos vindos de outros cães, que interpretam erroneamente a linguagem corporal do Cocker. Sua pelagem é mais comprida para um animal doméstico e curta para um cão de caça, mas sempre precisando de uma manutenção regular. Será necessária a limpeza dos olhos devido à tendência de lacrimejamento. Para afastar quaisquer infecções em potencial, seja cuidadoso na manutenção oftalmológica e auricular.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...