Como calcular uma dieta de 1200 calorias baseada na pirâmide alimentar

Escrito por elizabeth donaghy | Traduzido por weber figueiredo
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Como calcular uma dieta de 1200 calorias baseada na pirâmide alimentar
Comer as porções mínimas sugeridas de cada grupo de alimentos pode diminuir sua ingestão calórica para 1200 calorias por dia (diet healthy food studio isolated image by dinostock from Fotolia.com)

A pirâmide alimentar foi criado pelo Departamento de Agricultura dos EUA como uma forma de ajudar as pessoas a entenderem as necessidades dietéticas totais do corpo. Ela classifica os alimentos em seis grupos, de acordo com seu estado nutricional componente (grãos, vegetais, frutas, óleos, leite, carne e feijão) e descreve o quanto de cada grupo deve compor a dieta diária de uma pessoa. Uma dieta de 1200 calorias consiste em comer a menor porção sugerida de cada grupo.

Nível de dificuldade:
Fácil

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Instruções

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    Coma 80 gramas de grãos por dia. O grupo dos grãos é constituído por alimentos produzidos a partir do trigo, arroz, aveia, farinha de milho e outros cereais. Produtos como pão, tortilhas, bolachas e massas se ajustam a esta categoria. Tenha a certeza de escolher grãos integrais ao invés dos refinados. Produtos refinados perdem muitos de seus nutrientes essenciais como as fibras, ferro e vitaminas do complexo B.

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    Legumes e frutas devem compor a maior parte de sua dieta. Tenha grande variedade de cores nos vegetais que você come, especialmente os verde escuros e alaranjados. Dessa forma, seu corpo irá receber uma variedade de nutrientes. Vegetais podem ser frescos ou congelados, mas tome cuidado com produtos enlatados, pois eles costumam ter muito sal. As frutas podem ser frescas, congeladas ou secas. Também tome cuidado com a adição de açúcar em frutas enlatadas e especialmente nos sucos de frutas.

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    Limite os óleos de cinco a seis colheres de chá por dia, e só use os bons. Óleos vindos de peixes, nozes e legumes possuem um nível muito menor de gorduras saturadas e trans do que as gorduras sólidas, como manteiga e banha de porco.

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    Os produtos laticínios, como o queijo e iogurte, fazem parte do grupo "leite". Consuma 3 xícaras de alimentos deste grupo diariamente, para fornecer ao seu corpo a quantidade necessária de cálcio. Leite desnatado ou com baixo teor de gordura são melhores porque têm menos calorias que o integral.

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    Coma 150 gramas por dia de alimentos ricos em proteínas, como carne, nozes e feijão. Escolha os cortes mais magros de carne que você puder encontrar, como aves sem pele e assadas​​, coxa e lombo de carne bovina e suína.

Dicas & Advertências

  • Dependendo de sua idade, sexo, peso e nível de atividade, você pode precisar de mais que 1200 calorias por dia. Por favor, consulte seu médico antes de iniciar uma dieta com ingestão calórica limitada.

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