×
Loading ...

Como calcular o lead time de uma produção ou serviço

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Entender o lead time (tempo de aprovisionamento) necessário para o seu negócio produzir um produto ou preparar um serviço é a chave para fornecer datas de conclusão exatas ao seus clientes. Uma reclamação constante dos clientes em todos os tipos de empresas é a incapacidade de completar produtos ou serviços na data sugerida. Sem uma compreensão nítida do lead time necessário para produzir um produto ou serviço, você corre o risco de ganhar uma má fama através do boca a boca entre clientes insatisfeitos.

Instruções

É uma questão de tempo (time. image by Alexander Lukyanov from Fotolia.com)
  1. Faça uma lista com todos os produtos exigidos para o trabalho em questão. Uma lista de produtos pode incluir itens necessários para um serviço de reparo, instalações ou matérias primas utilizadas para produzir o produto a ser vendido.

    Loading...
  2. Determine a quantidade necessária de tempo para adquirir cada item da lista elaborada no Passo 1. Por exemplo, se você encomendar um material que seja enviado de outro estado, então o tempo entre o pedido e o recebimento do material pode ser de cinco dias ou mais. Além disso, se o seu fornecedor trabalhar somente em dias úteis, acrescente os dias de final de semana ao tempo de entrega.

  3. Selecione o item com o prazo de entrega mais longo determinado no Passo 2 e anote o quanto será necessário esperar para recebê-lo. Se você manter o inventário das matérias primas ou produtos necessários para a possível venda, então assuma um lead time de um dia para obter o inventário e colocar o item em processo de produção.

  4. Determine o número de dias/horas necessários para fabricar o produto ou completar o serviço. Por exemplo, sua empresa pode precisar de três dias para produzir um vaso de vidro após receber os materiais necessários para fabricá-lo. Lembre-se de contar os finais de semana e manutenção ou atrasos que possam acontecer em sua empresa. Por exemplo, se você tiver uma máquina quebrada que precise ser usada para o serviço, então é preciso acrescentar o tempo necessário para consertá-la. Caso esteja fornecendo um serviço mas o funcionário responsável não estará disponível por três dias, então inclua esse período no cálculo do lead time.

  5. Adicione o tempo de espera para receber os produtos necessário para a venda ao lead time exigido para fabricar o produto ou conseguir um funcionário para a instalação. O total entre esse dois itens será o lead time estimado para o trabalho em questão.

Loading...

Dicas

  • Se estiver perdendo negócios devido a lead times lentos, utilize a análise para determinar onde é possível fazer modificações. Por exemplo, se você não manter um inventário, considere fazer um estoque com os itens mais utilizados para poupar tempo. Se o lead time de seu funcionário for muito alto, talvez seja uma boa opção contratar mais pessoas a fim de começar os serviços com antecedência.

Referências

Loading ...
Loading ...