Como calcular a molaridade do sulfato de cobre pentaidratado

Escrito por david chandler | Traduzido por samuel silva
Como calcular a molaridade do sulfato de cobre pentaidratado
O cálculo da molaridade é importante na determinação da força das soluções (Chimica organica image by Nicoletta from Fotolia.com)

A "molaridade" refere-se à concentração de um soluto em uma solução e é definida como a fórmula geral de moles de soluto divididos pelos litros da solução. Lembre-se que "soluto" é a substância a ser dissolvida em um solvente para formar uma solução. O cálculo da molaridade de uma solução de sulfato de cobre pentaidratada simplesmente requer a divisão dos moles de sulfato de cobre pentaidratado pelo volume da solução; este mesmo método é utilizado para determinar a molaridade de qualquer solução.

Instruções

    Determinando a molaridade a partir dos valores dados

  1. 1

    Meça e registre a massa de sulfato de cobre pentaidratada a ser adicionada à solução com uma balança.

  2. 2

    Converta o número de moles da massa utilizando a massa molar do sulfato de cobre pentaidratado. Uma vez que a massa molar de sulfato de cobre pentaidratado é 249,70 g/mol, a fórmula da conversão é: número de gramas x (1 mol/249.70 g) = número de moles. Por exemplo, 25 gramas de sulfato de cobre pentaidratado é igual a 0,1 mol (25 g x (1 mol/249.70 g) = 0,1 mol).

  3. 3

    Dissolva o sulfato de cobre pentaidratado na água, usando o balão volumétrico para criar o volume desejado. Meça o volume da solução final em litros.

  4. 4

    Divida o número de moles pelo volume da solução. Por exemplo, se 25 gramas de sulfato de cobre pentaidratado são utilizadas ​​para criar uma solução de um litro, a molaridade é igual a 0,1 M (0,1 mol / l 1 = 0,1 M). Se, em vez de uma solução de um litro, a mesma quantidade de sulfato de cobre pentaidratado é utilizada para criar uma solução de dois litros, a molaridade é de 0,05 M (0,1 M / 2 l = 0,05 M).

    Determinando a quantidade de soluto para a molaridade desejada

  1. 1

    Determine a quantidade necessária de sulfato de cobre pentaidratado necessária para criar um volume específico, com uma molaridade específica, utilizando as fórmulas anteriores. Por exemplo, assuma que 600 ml de solução de 0,5 M de sulfato de cobre pentaidratado é desejada. Como a molaridade de uma substância é o número de moles por litro de solução, podemos prever que 0,5 M de sulfato de cobre pentaidratado é igual a 0,5 mol de sulfato de cobre pentaidratado em um litro de solução (0,5 mol / l 1 = 0,5 M).

  2. 2

    Converta ao volume desejado através da multiplicação do número de moles por litro de solução pelo volume desejado. Continuando o exemplo, multiplique 0,600 litros (600 mL = 0,600 l) pela razão de 0,5 moles por litro, para produzir 0,3 mol de sulfato de cobre pentaidratado para fazer 600 ml de uma solução 0,5 M.

  3. 3

    Converta o número de moles em gramas, utilizando a massa molar. Terminando o exemplo, 0,3 moles de sulfato de cobre penta é igual a 75 g (0,3 mol x 249,7 g / mol = 75 g). Essa é a quantidade de sulfato de cobre pentaidratado necessária para fazer 600 ml de solução 0,5 M de sulfato de cobre pentaidratado.

Dicas & Advertências

  • A molaridade não deve ser confundida com "molalidade", que é determinada pela divisão do número de moles de soluto por quilograma de dissolvente.

O que você precisa?

  • Sulfato de cobre pentaidratado
  • Água
  • Balança
  • Balão volumétrico
  • Lápis
  • Papel

Lista completaMinimizar