Características dos filos animais

Escrito por yasmin zinni | Traduzido por fernanda m. blauvelt
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Características dos filos animais
Todos os mamíferos são membros do filo Chordata (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Na classificação biológica de espécies, um filo é um grupo que faz parte de um dos seis grandes reinos: Plantae, Fungi, Animalia, Protista, Archaea e Bactéria. Embora o latim seja a língua oficial da classificação biológica, o reino Animalia é geralmente referido como reino animal. Ele contém mais de 35 filos, cada um com características específicas que identificam os membros do grupo. Annelida, Platyhelminthes, Nematoda, Echinodermata, Cnidaria, Arthropoda, Mollusca e Chordata são os maiores filos animais.

Outras pessoas estão lendo

Annelida, Nematoda e Platyhelminthes

Os membros do filo Annelida são invertebrados segmentados sem membros. Inclui mais de 16 mil espécies de vermes, como minhocas, sanguessugas e nereis. Com corpos cilíndricos, a maioria dos membros do filo Nematoda são parasitas humanos, incluindo o Ascaris lumbricoides; filárias, que causam uma doença chamada elefantíase (filariose); e ancilóstomo, responsável pela ancilostomíase. Os Platyhelminthes, do grego "verme achatado", possuem corpos não-segmentados e invertebrados achatados. Diferente dos vermes, os platelmintos não possuem órgãos digestório, circulatório ou respiratório, a comida e o oxigênio passam por difusão em seus corpos.

Arthropoda

Com mais de um milhão de espécies descritas, o filo Arthropoda representa a maioria das espécies animais. As características principais do grupo são a presença de exoesqueleto de quitina e membros articulados. Outras características comuns incluem sistema circulatório aberto, no qual o sangue se mistura com outros fluidos, e a mudança do exoesqueleto através de seu ciclo de vida. Insetos, aranhas, escorpiões, centopeias e crustáceos (lagosta, camarão e caranguejo) são membros do filo Arthropoda.

Echinodermata e Cnidaria

O filo Echnodermata (do grego "pele com espinhos") contém aproximadamente 7 mil espécies de animais marinhos, incluindo estrela-do-mar, pepino do mar, ofiuroides, bolacha-do-mar e ouriços. A principal característica do filo é o corpo com simetria radial e espinhos calcificados. A medusa e outros membros do filo Cnidaria, que também são aquáticos e com simetria radial, diferem dos equinodermos por conterem células especializadas com toxinas irradiantes. Esses cnidoblastos ou células urticantes são usadas para defesa e captura da presa.

Chordata

O Chordata inclui animais vertebrados, desde peixes a mamíferos. Eles possuem simetria bilateral, um tubo neuro-dorsal que se comunica com um sistema nervoso bem desenvolvido, assim como órgãos circulatório, digestório e respiratório especializados. Com mais de 98 mil espécies em quase todos os habitats, os membros do filo Chordata são os animais mais evoluídos.

Mollusca

Caracóis, lesmas, mexilhões, lulas e polvos são membros do filo Mollusca, do latim "corpo macio". Com mais de 100 mil espécies, esse é o maior grupo animal marinho, embora algumas espécies vivam em água doce ou habitats terrestres. As características principais incluem corpo macio não-segmentado, que algumas vezes é uma concha protetora.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível