Características geográficas do Antigo Egito

Escrito por benna crawford | Traduzido por raissa oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Características geográficas do Antigo Egito
O Egito é definido tanto pelas dunas do Saara quanto por suas pirâmides (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

O Egito é conhecido e visitado pelas relíquias e artefatos exuberantes de sua antiga civilização, como a Esfinge e as Grandes Pirâmides. Mas a terra e a cultura sempre foram moldadas pela sua geografia incomum. O rio mais longo do mundo, o Nilo, corre para o mar através das paisagens desérticas brutais do Egito, criando um delta fértil. Essa artéria é vista como a única maravilha geográfica em torno da qual uma civilização inteira foi construída.

Outras pessoas estão lendo

Rio Nilo

O Nilo, o rio mais longo do mundo, deságua no Mediterrâneo depois de fazer uma curva incomum de 300 km através do deserto do Saara, no Egito. Sem o Nilo, o país não existiria. Por milênios, as fortes chuvas e a neve nas montanhas do sul inundaram periodicamente as margens do Nilo, deixando silte e um rico solo para trás. O Egito é, portanto, localizado em uma região agrícola fértil que se sobressai em uma planície deserta. De acordo com os geólogos da "Minnesota State University" (Universidade Estadual de Minnesota), a explicação mais provável para isso é o movimento das placas tectônicas na região, entre 10.000 e um milhão de anos atrás. Os artefatos da antiga civilização do Egito são encontrados em toda a região em torno das margens do Nilo.

Características geográficas do Antigo Egito
Sem o Nilo, o Egito não existiria (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Delta do Nilo

O Nilo forma um delta assim que deságua no Mar Mediterrâneo. Milênios atrás, no Egito antigo, havia sete afluentes do rio que criaram esta área pantanosa triangular, mas hoje restam somente 2. Ainda assim, a área é uma das terras agrícolas mais ricas no Egito, hoje com mais da metade da população do país. As grandes cidades do Cairo e de Alexandria foram fundada no delta do Nilo.

Características geográficas do Antigo Egito
Delta (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Deserto do Saara

O Deserto do Saara se estende do Mediterrâneo, passando pelo Egito, até o Sahel, uma savana tropical ao sul. Ele é composto por dunas, falésias e planaltos que são estéreis e áridos. É cortado pela planície de inundação do Nilo, que sempre deu suporte à vida na estreita faixa de terra fértil ao lado do rio.

Características geográficas do Antigo Egito
Deserto (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Oásis

Os desertos do Nilo sempre foram repletos de oásis, que são depressões com uma fonte de água natural no meio do deserto. No antigo Egito, as pessoas se estabeleciam nos oásis maiores e construíam fazendas e vinhas. Alguns dos oásis do deserto, mesmo naquela época, eram próximos o suficiente do Nilo, que acabava lhes fornecendo água fresca.

Características geográficas do Antigo Egito
Deserto (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Península do Sinai

A Península do Sinai é um pedaço triangular de terra banhado pelo Mar Mediterrâneo, ao norte, e pelo Mar Vermelho, ao sul. Há cerca de 3.500 anos atrás, foi através da Península do Sinai que Moisés conduziu os israelitas para fora do Egito até a atual Israel. A Península do Sinai é parte da fronteira do extremo ocidental da Ásia -- todo o resto do Egito está localizado no continente Africano.

Características geográficas do Antigo Egito
Sinai (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível