×
Loading ...

Características de uma personalidade extrovertida

Atualizado em 13 junho, 2017

A extroversão -- em conjunto com sua contraparte, a introversão -- refere-se a uma parte integral da personalidade humana. Esses termos, tornados populares pelo psicólogo Carl Jung na década de 70, descrevem onde as pessoas obtêm e gastam sua energia intelectual. Para entender a dinâmica da extroversão, é necessário abordar suas origens, os mitos envolvendo-a e suas características essenciais. É também vital se lembrar de que um tipo de personalidade existe em um espectro. as características mais comuns para descrever pessoas extrovertidas não serão aplicadas a todos os indivíduos.

Pessoas com personalidades extrovertidas se entusiasmam com outras pessoas e com o mundo exterior (amoklv/iStock/Getty Images)

Desenvolvimento da personalidade

Tendências em relação à extroversão existem profundamente dentro do cérebro. As partes posteriores dos cérebros extrovertidos, que são estimuladas por eventos externos, são mais ativas, de acordo com o pesquisador Dan Buettner em seu artigo para a revista Psychology Today, chamado "Are Extroverts Happier Than Introverts?" (Os extrovertidos são mais felizes do que introvertidos?). Isso sugere que mesmo em idades mais jovens, indivíduos exibem características relevantes. Enquanto alguns desenvolvem personalidades que se encaixam em pontas extremas da escala de personalidades -- altamente extrovertido, por exemplo -- é importante notar que a maioria das pessoas se encaixa em algum lugar no meio. Por exemplo, muitos extrovertidos gostam de desfrutar de uma solidão ocasional.

Loading...

Mitos e equívocos

Uma multidão de mitos e equívocos envolvem o conceito de extroversão. Algumas pessoas acreditam que os extrovertidos são ouvintes ruins e que estão sempre felizes. Eles podem, na verdade, ser ótimos ouvintes pois suas habilidades sociais os permitem fazer perguntas abertas e perspicazes, de acordo com Margarita Tartakovsky em seu artigo para a revista Psych Central chamado "7 Persistent Myths About Introverts & Extroverts" (7 mitos persistentes sobre introvertidos e extrovertidos). Além disso, Buettner afirma que muitas pessoas extrovertidas podem gostar de atividades energizantes e estimulantes, mas isso nem sempre é uma indicação de felicidade. A felicidade depende de fatores como uma percepção saudável de si mesmo e uma rede de suporte confiável.

Energia e sociabilidade

Como os extrovertidos são indivíduos energizados e sociais, eles se saem bem em ambientes ativos. De acordo com a informação distribuída pela Fundação Myers & Briggs, que se especializa em avaliações psicológicas e de personalidade, extrovertidos frequentemente gostam de carreiras com alterações rápidas e preferem falar sobre os problemas ao invés de pensar sobre essas questões. Eles também gostam de interagir de maneira confortável com uma ampla variedade de amigos e conhecidos. De maneira geral, pessoas extrovertidas são entusiásticas, amigáveis, otimistas e persuasivas. Cada indivíduo é único e complexo, portanto é importante lembrar-se de que alguns deles podem também ser mais privados e tímidos.

Extroversão versus introversão

A introversão é comumente considerada como o oposto da extroversão. Os extrovertidos gravitam em direção a grupos de pessoas, enquanto os introvertidos falam baixo e preferem a solidão, relata a enfermeira Pat Kaier em um artigo para a revista Main Line Health, chamado "Are You An Introvert Or An Extrovert?" (Você é introvertido ou extrovertido?). Geralmente, quando pessoas introvertidas se relacionam com outras, eles preferem conversas profundas ao invés de interações leves e fáceis que divertem os extrovertidos. Kaier também afirma que os extrovertidos tendem a se exercitar mais, enquanto introvertidos podem estar preocupados em evitar acidentes ou lesões. Similarmente, introvertidos podem antecipar problemas e aprender com seu erros, enquanto extrovertidos são mais propensos a arriscarem e tomar decisões impulsivas -- aumentando a probabilidade de erro.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...