on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Características da voz de um tenor

A voz de tenor é a tessitura vocal mais aguda confortável para os homens. Tenores têm vários papeis de canto com base no estilo de voz e tessitura geral. Esse tipo de voz tem muitas características que a torna fácil de identificar. Em alguns casos, as vozes de tenores podem ser trocadas por vozes de contralto ou barítono.

A voz de tenor é geralmente associada a homens jovens (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tessitura

Um homem com voz típica de tenor tem um alcance vocal amplo. A tessitura típica para uma voz de tenor está entre o dó uma oitava abaixo do dó central e o dó uma oitava acima do dó central. Um tenor pode também cantar linhas de contralto usando falsete, que é a parte aguda acima da "quebra" da voz. Alguns tenores conseguem alcançar as notas mais graves dos barítonos e a transição entre os dois.

Loading...

Som

A maioria dos tenores tem um som agudo e brilhante. Muitos deles precisam cantar as notas mais agudas com um volume alto de som. Caso contrário, eles não consegue chegar às notas. Nas notas mais graves, a voz do tenor começa a soar apagada e forçada. É possível identificar tensão na voz nas notas mais agudas se ele tiver uma tessitura curta para tenor.

Papéis

Como a voz do tenor é tão brilhante e harmoniosa, muitos dos papéis principais em óperas e musicais são deles. Eles também são muito usados em coros e têm uma variedade de papéis para escolher, como papéis cômicos, dramáticos e românticos. As vozes dos tenores são muitas vezes usadas na música pop também por serem agradáveis de se ouvir.

Tipos

Há vários nomes para as diferentes tonalidades dos tenores. O contratenor tem a maior tessitura e, geralmente, consegue cantar papéis femininos se necessário. O tenor lírico tem uma voz melódica e suave aos ouvidos. O tenor spinto é como o lírico, mas consegue colocar mais emoção no canto. O tenor buffo tem voz aguda com um ar de comicidade, geralmente usado para os musicais da Broadway. O tenor dramático tem uma voz mais profunda e cheia do que o lírico. O baritenor tem o alcance mais grave dentre eles e consegue cantar as notas de tenor e barítono.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...