Carcinomatose meníngea em terminologia médica

Escrito por grace alexander | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Carcinomatose meníngea em terminologia médica
A carcinomatose meníngea é a disseminação de células cancerosas do tumor original para as meninges (blue brain image by John Sfondilias from Fotolia.com)

A carcinomatose meníngea é uma séria complicação em pacientes com câncer, sendo marcada pela disseminação das células cancerosas do tumor original para as meninges, que são os tecidos finos que revestem a medula espinal e o cérebro. Essa condição pode causar a inflamação das meninges podendo ocorrer com qualquer tipo de câncer, sendo mais comum no câncer de mama, pulmões ou do sistema gastrointestinal.

Outras pessoas estão lendo

Origem da palavra

"Meníngeo" refere-se às meninges, uma camada de tecidos finos que consistem em três membranas que envolvem a medula espinal e o cérebro. Especificamente o sufixo "mening-" vem da palavra grega para membrana, enquanto o sufixo "-eo" significa relativo a ou próprio de.

"Carcinomatose" refere-se à condição de ampla disseminação do câncer por todo o corpo. O prefixo "carcin(o)-" vem do grego, karkinos, ou caranguejo, enquanto o sufixo "-ose", que também vem da língua grega, refere-se a condição, doença ou aumento.

Carcinomatose meníngea em terminologia médica
Carcinomatose meníngea é, literalmente, a condição de disseminação do câncer para as meninges (MRI Gehirn image by Daniel Schmid from Fotolia.com)

Outras denominações de carcinomatose meníngea

A carcinomatose meníngea pode ser referido com câncer leptomeníngeo, meningite neoplásica, meningite carcinomatosa, metástase leptomeníngea, carcinoma leptomeníngeo e metástase meníngea. Cada um dos termos refere-se à disseminação do câncer de um tumor original para as membranas de envoltório do cérebro e da medula espinal.

Os profissionais da saúde podem usar qualquer dos termos anteriores para descrever essa condição, muitas vezes dependendo da área geográfica em que eles praticam a medicina. Ao transcrever ou ler anotações médicas, peça esclarecimentos, se não tiver certeza sobre a terminologia.

Carcinomatose meníngea em terminologia médica
Assegure a precisão no ditado ou transcrição usando a correta terminologia médica para essa condição (business report image by Christopher Hall from Fotolia.com)

Lista de sinônimos

A seguir, uma lista de sinônimos de carcinomatose meníngea, empregados na terminologia médica:

-- Câncer leptomeníngeo -- Meningite neoplásica -- Meningite carcinomatosa -- Metástase leptomeníngea -- Carcinoma leptomeníngeo -- Metástase meníngea

Carcinomatose meníngea em terminologia médica
Certifique-se de estar usando a terminologia médica correta (controle technique image by Dominique LUZY from Fotolia.com)

História

O patologista e bacteriologista alemão, Karl Joseph Eberth, descreveu a carcinomatose meníngea em 1970. O termo médico atual foi usado pela primeira vez em 1901 por um autor chamado Siefert.

O tipo espinal dessa condição é menos comum que a forma cerebral. Pode ser difícil diagnosticar a carcinomatose meníngea podendo ser necessários exames repetidos do líquido cefalorraquidiano em busca da presença de células malignas. Os médicos também podem usar um mielograma ou RNM (ressonância nuclear magnética) com contraste de gadolínio para procurar anormalidades indicativas da doença.

Prognóstico

Uma vez confirmada, a carcinomatose meníngea é difícil de tratar, em parte devido ao câncer de base que induziu as metástases. Ao continuar seu curso natural, o tumor primário pode afetar a capacidade do paciente em lidar fisicamente com mais tratamentos.

Não há um caminho de tratamento definido, uma vez que a radioterapia e a quimioterapia em geral reduzem severamente a qualidade de vida dos pacientes já debilitados pelo câncer original ou seu tratamento. O foco desse tratamento pode estar nos cuidados paliativos, já que em média o paciente sobrevive seis meses.

Carcinomatose meníngea em terminologia médica
Em geral, o tratamento de carcinomatose meníngea envolve prestação de cuidados paliativos (look at that image by Keith Frith from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível