O que causa o branqueamento das folhas do feijão verde?

Escrito por holly huntington | Traduzido por daniel tamayo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que causa o branqueamento das folhas do feijão verde?
Plantar sementes resistentes a doenças ajuda a prevenir o fungo (green beans image by Stephen VanHorn from Fotolia.com)

Folhas esbranquiçadas nas plantas de feijão podem ser um sinal de que elas estão sendo atacadas por um de três tipos de fungo: Erysiphales sp, Uromyces phaseoli ou Pythium sp. Os métodos de prevenção, como plantar sementes resistentes, garantir a nutrição do solo ou usar fungicidas podem ajudar a eliminar o problema antes que ele aconteça.

Outras pessoas estão lendo

Erysiphales sp.

Os fungos do gênero Erysiphales podem ser uma das causas para as folhas ficarem brancas. Essa substância branca em pó geralmente é encontrada nas folhas mais velhas da planta, de acordo com a Universidade da Flórida. O que começa como pequenos pontos brancos redondos nas folhas mais velhas pode crescer até cobrir a folha completamente com a substância branca. O Erysiphales pode ficar mais sério e afetar todas as partes da planta acima do solo. Conforme ele piora, as folhas ficam amareladas. Se as vagens forem atingidas, ficarão roxas.

Os métodos de controle incluem usar variedades resistentes, garantir que o solo tenha a nutrição equilibrada e seja fertilizada, assim como usar fungicidas com enxofre.

Uromyces phaseoli

Outra causa para o branqueamento dos feijões verdes é o Uromyces phaseoli. Como o fungo anterior, ele é mais encontrado em folhas velhas. Você pode notá-lo primeiro na parte inferior da folha, no final do inverno ou começo da primavera. Ele aparece primeiro como um ponto pequeno e levemente elevado, parecido com uma espinha. Esses pontos brancos podem desenvolver um anel amarelo ao seu redor. Dentro de uma semana, esses pontos brancos ficam maiores e se tornam cor de ferrugem. Para verificar se é essa doença, basta tocar as folhas com seus dedos. Se eles ficarem com cor de ferrugem também, provavelmente você está lidando com o fungo.

Conforme o fungo cresce, a parte superior da folha também será coberta com pontos cor de ferrugem e ela ficará amarela. A folha seca e eventualmente cai conforme o fungo progride. Ele pode se estender às vagens também, chegando a destruir a planta se não for combatido. Uma vez que esse fungo apareça, você não deve plantar feijões no mesmo local novamente por pelo menos duas estações de cultivo. A rotação de culturas, usando variedades resistentes, controle de pragas, sanitarização e fungicidas ajuda a lidar com essa doença.

Pythium

O Pythium é outra causa para o branqueamento das folhas de feijão, e ocorre principalmente em climas quentes. O clima quente combinado com condições úmidas contribui para a formação de Pythium no solo. Esse fungo pode atacar as sementes de feijão antes que elas brotem. Produz o crescimento de um mofo branco, no começo próximo à linha do solo da planta. Conforme progride pelo caule, pode infectar outras folhas também.

Infelizmente, uma vez que ele começa a atacar seus feijões, há pouco que você pode fazer. Você pode plantar feijões durante as estações frias do ano, para prevenir essa possibilidade, ou tratar as sementes com fungicida antes de plantá-las.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível