O que causa corrosão na bateria de um automóvel?

Escrito por contributing writer | Traduzido por luiz cezar guimarães júnior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que causa corrosão na bateria de um automóvel?
Evite a corrosão da bateria (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Introdução

Há vários fatores que causam a corrosão nas baterias de automóveis – altas temperaturas, uso impróprio e desgaste. Felizmente, há alguns passos que você pode seguir para evitar esse tipo de problema.

Corrosão externa da bateria

O fator mais prejudicial que causa a corrosão da bateria são os terminais dela. O gás de hidrogênio é admitido pelo composto de ácido sulfúrico dentro da bateria e muito pouco desse gás é ventilado para fora através da grade ou outras aberturas do exaustor. Enquanto a maioria dos carros com uma bateria mais moderna não precisa enfrentar esse problema, ele ainda pode ocorrer e causar uma grande quantidade de corrosão acumulada nos terminais. Normalmente, o problema começa quando um material verde, branco ou azul se acumula nos terminais da bateria. Se o suficiente desse material se acumula, pode fazer com que os terminais da bateria percam sua capacidade de transferir a carga para o motor. Para evitar esse problema, remova a corrosão usando uma escova de dentes e uma solução de limpeza para terminais de bateria. Não toque a solução com as mãos, pois pode ser extremamente tóxica.

Corrosão interna da bateria

Enquanto a corrosão nos terminais da bateria é uma causa comum da corrosão nela, outros tipos de corrosão também existem dentro da própria bateria. Um ácido pode aparecer do lado de fora da bateria se houver uma rachadura no interior dela. Caso se depare com o ácido, será preciso a substituição da bateria o quanto antes, pois esse ácido que vaza da bateria é perigosamente tóxico. Os terminais soltos também podem criar corrosão na bateria, por isso também devem ser substituídos o mais rápido possível. Além da possibilidade da corrente elétrica fazer pegar fogo o seu motor, o ácido tóxico também pode vazar e danificar tudo o que tocar.

Problemas causados pela corrosão da bateria

Uma bateria que está sendo corroída, nela própria ou nos terminais dela, corre o perigo de não funcionar. Enquanto o não funcionamento da bateria já pode ser um grande problema, o computador de bordo do carro também pode começar a apresentar falhas e até parar de funcionar, caso o vazamento de ácido da bateria afete-o. E por isso é essencial substituir a bateria assim que notar o vazamento de ácido dela ou se não conseguir remover a corrosão dos terminais na parte superior da bateria.

Conclusão

A expulsão do gás hidrogênio da bateria é a causa mais comum de todos os problemas com ela. No entanto, a bateria também pode quebrar-se, caso você já a tenha deixado cair ou ela possa estar com terminais soltos. Uma bateria que tem corrosão na parte de cima dos terminais pode ser limpa de maneira rápida e fácil, com uma escova de dentes e uma solução de água e bicarbonato de sódio. Sempre que houver qualquer problema com a bateria, você precisará fazer a substituição dela o quanto antes. O ácido tóxico dentro dela pode ser extremamente perigoso para os seres humanos, bem como para quaisquer outros objetos que toque.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível