O que causa um sistema imunológico baixo?

Escrito por grace ferguson | Traduzido por rodrigo salles correa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Um poderoso sistema imunológico faz maravilhas para seu bem-estar e é a saída para uma vida saudável. Uma contagem baixa de leucócitos, razão de um sistema imunológico fraco, deixa o corpo indefeso e aberto a ataques. Muitas pessoas se perguntam porque elas são suscetíveis a resfriados e outras infecções virais, ignorando o fato de que seus próprios sistemas imunológicos podem ser o culpado.

Outras pessoas estão lendo

A estrutura de seu sistema imunológico

Os órgãos linfáticos estão localizados pelo corpo inteiro, eles hospedam as pequenas células brancas (linfócitos) que ajudam a proteger o corpo contra doenças. Estes linfócitos junto com os fagócitos (as células sanguíneas que protegem o corpo contra partículas estranhas e bactérias) formam o sistema imunológico. Todas as células do sistema devem trabalhar juntas para operarem efetivamente. Quando isso não acontece, o sistema imunológico enfraquece.

Excesso de açucar pode prejudicar seu sistema imunológico

Consumindo muito açúcar, o seu sistema imunológico perde a habilidade de destruir germes em 40 porcento. O açúcar suprime o sistema imunológico e começa a afetar o corpo em poucos minutos após o consumo, e pode durar até 5 horas. Para combater vírus e bactérias, os linfócitos precisam de uma alta fonte de vitamina C. Quando um excesso de açúcar está dentro do corpo, este corrói a vitamina C e quebra em pedaços a estrutura do sistema imunológico.

Doenças enfraquecem seu sistema imunológico

Quando parte do sistema imunológico funciona mal ou está ausente, uma imunodeficiência pode se desenvolver. Doenças relacionadas à imunodeficiência nascem de um defeito inato da célula do sistema imunológico (imunodeficiência primária) ou a partir de um agente ambiental estrangeiro (imunodeficiência secundária). Exemplo: a AIDS é causada por uma força extrínseca (HIV) e é assim uma imunodeficiência secundária. Doenças auto-imunes como esclerose múltipla e lúpus afetam o tecido que se conecta aos órgãos, provocando um colapso do sistema imunológico.

Álcool pode prejudicar o seu sistema imunológico

Consumo excessivo de álcool priva o corpo de nutrientes valiosos e causa deficiência nutricional, ele impede os linfócitos de se multiplicarem e desabilita os macrófagos (as células que ingerem partículas) de gerarem fatores de necrose tumoral (proteínas). Esta falta de células do sistema imunológico resulta em seu enfraquecimento. A tamanho do dano causado pelo álcool ao sistema imunológico depende da quantidade ingerida pelo usuário.

Alergias afetam o sistema imunológico

Quando o sistema imunológico vê materiais uma vez inofensivos, como pólen e poeira ou um certo tipo de comida como ameaça, ele entra em modo de ataque, ocasionando uma reação alérgica. A mucosa intestinal do corpo é geralmente uma parede impenetrável construída para bloquear invasores estranhos. Quando uma alergia ocorre, a parede é destruída deixando o sistema imunológico aberto a invasores e outras toxinas.

Tratamento para um sistema imunológico fraco

Para pacientes com sistema imunológico baixo, médicos prescrevem, às vezes, remédios que aumentam a imunidade como interferon, que inclui proteínas para combater infecções virais. Manter uma dieta balanceada e aumentar o consumo de vitamina também é altamente recomendado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível