O que pode causar a falha de ignição no motor de um Ford 3.0?

Escrito por don bowman | Traduzido por marcela machado
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O que pode causar a falha de ignição no motor de um Ford 3.0?
As causas das falhas de ignição devem ser diagnosticadas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

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Introdução

Uma falha de ignição em um motor Ford 3.0 ocorre pelos mesmos motivos que causam a falha de ignição em qualquer outro motor. A causa dessa falha deve ser diagnosticada, podendo ser algo simples ou complexo. Uma vela de ignição suja ou desgastada é a primeira coisa a ser inspecionada. Se as velas estiverem boas, todo o sistema de ignição como os cabos, a bobina e o módulo de controle devem ser verificados.

Encontrando a falha da ignição

Procure mangueiras rachadas, soltas ou outros vazamentos. Um injetor de combustível pode causar uma falha de ignição idêntica a de uma vela de ignição caso esteja operando incorretamente. Procure vazamentos nas estruturas do injetor. Com o motor acionado, desconecte e reconecte os injetores um de cada vez, prestando atenção à quantidade de redução de RPM de cada um deles. Procure um cilindro que tenha uma redução de RPM bastante significativa em relação aos demais. Ouça os ruídos para verificar se a falha de ignição também se dissipa no mesmo cilindro. Ouça o barulho de todos os injetores para procurar ruídos ou operações incorretas. Utilize uma mangueira de borracha, colocando uma extremidade em seu ouvido e a outra na parte superior de um injetor. Se um injetor for suspeito, limpe-o com um produto adequado.

Causas das falhas de ignição

Verifique se há alguma luz de verificação do motor acesa no painel e, em caso afirmativo, quais são os códigos exibidos. Um sensor de virabrequim com defeito pode causar a falha de ignição. Um sensor de fluxo de ar em massa também pode causar essa falha, transmitindo um sinal falso ao computador, fazendo com que ele crie uma mistura fraca ou densa. Um sensor de oxigênio também faz a mesma coisa. Até mesmo o próprio computador pode causar uma falha de ignição devido a um mau funcionamento ou aterramento, embora isso não seja muito comum.

Aspectos mecânicos do motor

Se todos os elementos verificados estiverem regulares, então deve ser inspecionado o aspecto mecânico do motor. Comece removendo as velas de ignição e desativando a ignição desconectando o módulo correspondente. Faça um teste de compressão em todos os cilindros e controle todas as leituras em uma folha de papel. Mantenha o afogador aberto e gire o motor cerca de sete vezes, certificando-se de que as leituras para o mesmo número de giros do motor permaneça constante em todos os cilindros. A diferença dos cilindros deve corresponder a dez por cento ou menos.

Vazamentos dos cilindros

Se um dos cilindros tiver uma leitura inferior a dos outros, existe algum vazamento. Isso causará um vazamento definitivo caso houver um desequilíbrio dos cilindros. Para determinar se o vazamento está na válvula ou no pistão, podem ser utilizados dois métodos. O melhor deles é utilizar a mangueira do medidor de compressão e anexar uma fonte de ar nela. Procure o ruído de vazamento de ar. Se ele for ouvido no exaustor, há uma válvula de exaustão defeituosa. Se for ouvido na tubulação de entrada, a válvula de entrada é defeituosa. Se ele somente for ouvido com a tampa do depósito de óleo removida, o problema está no anel do pistão e o ar está passando pelos anéis e entrando no cárter ou depósito de óleo.

Teste de vazamento

Um testador regular de vazamentos é a melhor ferramenta para verificar vazamentos dos cilindros, já que ele indica o nível do dano por meio da quantidade de ar que está contornando as válvulas ou anéis do pistão. Caso você não tenha um testador, o método mais simples também não é ruim. Quando há um problema no motor, não importa muito onde está o problema, já que o motor vai parar de funcionar e deve ser consertado. Fazer reparos manuais ao motor não é algo simples; no entanto, coloque aproximadamente 30 ml de óleo no cilindro que apresentou a menor leitura e faça o teste de compressão novamente. Se a pressão subir, os anéis do pistão estão com problema. Se a pressão permanecer igual, as válvulas estão ruins. Ao colocar óleo no cilindro, ele vedará os anéis por alguns giros e restaurará a compressão se os anéis estiverem defeituosos.

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