Causas de um atraso de uma semana no ciclo menstrual

Escrito por christi aldridge | Traduzido por luciana ferraz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Causas de um atraso de uma semana no ciclo menstrual
A gravidez é a principal razão pela qual uma mulher atrasa o ciclo (pregnancy image by sasha from Fotolia.com)

Não entre automaticamente em pânico se sua menstruação atrasar alguns dias. Isso é bastante comum e geralmente existe uma razão inofensiva para o fato. Seu corpo é um instrumento delicado e diversas coisas podem perturbá-lo. Uma mudança na rotina, medicação ou método contraceptivo é todo o necessário para tirar seu ciclo dos trilhos. Se você não conseguir entender por que seu ciclo está atrasado ou estiver atrasado mais de uma semana, contate seu médico.

Outras pessoas estão lendo

Contracepção

Pílulas de anticoncepcional às vezes mudam o ciclo menstrual de uma mulher. Dependendo do tipo de pílula que você estiver tomando, pode ser que menstrue algumas vezes ao ano. Se você mudou de pílula recentemente, verifique com seu médico a possibilidade de seu ciclo ter sido alterado. Por outro lado, se você acabou de parar de tomar a pílula, pode demorar alguns meses para normalizar seu ciclo.

Gravidez

Se seu ciclo está atrasado, o primeiro pensamento provável é o de que você está grávida. Se for sexualmente ativa, é uma possibilidade. Ao engravidar, o revestimento do seu útero não descama como de costume. Como você tem um óvulo fertilizado, o revestimento continua intacto e você não irá menstruar. Se tiver mais sintomas de gravidez como fadiga, náuseas ou sensibilidade nas mamas, faça um teste de gravidez de farmácia e consulte seu médico.

Perda ou ganho de peso

Ganhar ou perder peso pode afetar seu ciclo menstrual. Perder peso pode bagunçar seus hormônios, o que vai fazer a menstruação oscilar e pode fazer até com que você não menstrue mais. Além disso, exercitar-se demais pode contribuir com a perda de ciclos menstruais ou ciclos intermitentes. Pouca gordura corporal é um fator, bem como usar muita energia do corpo.

Estresse

Estresse emocional pode fazer que seu ciclo atrase uma semana. O estresse afeta a parte do seu cérebro que controla o ciclo menstrual. Se estiver se sentindo estressada e sua menstruação estiver atrasada, faça um esforço concentrado para relaxar e seu ciclo deve normalizar-se. Visite um médico se precisar encontrar jeitos de reduzir o estresse em sua vida.

Desordens

Problemas com tireoide, hormônios ou glândula pituitária podem contribuir com atrasos ou faltas de menstruação. Hipo ou hipertireoidismo podem afetar seus níveis de prolactina, o que afeta seus hormônios reprodutivos. Se seus níveis hormonais estiverem desregulados você pode ter SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos), o que diminui os níveis hormonais e pode causar ausência de menstruação, ganho de peso e excesso de pelos corporais. Um tumor na glândula pituitária também afeta a prolactina e, portanto, o ciclo menstrual. Ele costuma ser operável e não põe a vida em risco.

Remédios

Existem certas medicações que interferem no ciclo menstrual normal. Antidepressivos, corticoesteroides, algumas medicações para quimioterapias e medicações antipsicóticas podem afetar os hormônios corporais e o ciclo menstrual. Sua menstruação pode parar completamente enquanto estiver tomando estas medicações.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível