Causas para os baixos níveis de testosterona nos homens

Escrito por james rutter | Traduzido por marina villar
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Causas para os baixos níveis de testosterona nos homens
O consumo de álcool pode diminuir os níveis de testosterona (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

A testosterona é um hormônio produzido naturalmente em humanos e sua deficiência é caracterizada por um número de efeitos colaterais fisiológicos e psicológicos. Enquanto algumas doenças congênitas causam o baixo nível de testosterona, isso pode também ser resultado de ferimento, doença, infecção e processo de envelhecimento. Os médicos podem tratar essa condição administrando testosterona farmacêutica.

Outras pessoas estão lendo

O que é testosterona?

A testosterona é um hormônio esteroide natural produzido nos testículos dos homens (onde se produz o esperma), em pequenas quantidades nos ovários femininos e nas glândulas adrenais de ambos os sexos. Ele liga-se aos receptores andrógenos no tecido muscular para estimular o crescimento do músculo aumentando a síntese de proteína dentro das células musculares. A testosterona também promove a densidade óssea e a produção de células vermelhas do sangue. Durante a puberdade, a testosterona causa as características masculinas como o engrossamento da voz e o aumento de pelo facial e corporal.

Sintomas da deficiência

A falta ou declínio da produção de testosterona natural pode produzir um número de efeitos colaterais prejudiciais, incluindo a diminuição da massa muscular esquelética, baixa densidade óssea (osteoporose), baixa contagem de células vermelhas no sangue (anemia leve). Os homens podem sentir alta porcentagem de gordura corporal ou a redistribuição do tecido adiposo. A diminuição da libido, disfunção erétil, ginecomastia (desenvolvimento de seios masculinos), fadiga, depressão, pouca memória e concentração podem também ocorrer.

Homens com deficiência de testosterona podem também sofrer com alta pressão sanguínea, aumento do risco de ataque cardíaco, arteriosclerose (acúmulo da placa bacteriana e enrijecimento das artérias), e mudanças no colesterol sanguíneo.

Causas congênitas

Duas anormalidades genéticas podem causar baixo nível de testosterona nos homens. A síndrome de Klinefelter ocorre quando o homem possui um cromossomo X extra; homens com essa condição com frequência têm falta de características masculinas. A síndrome de Kallman ocorre quando o hipotálamo produz baixos níveis de hormônio liberador de gonadotrofinas, que é o precursor necessário para a produção de testosterona. Homens nascidos sem os testículos podem sofrer com baixos níveis desse hormônio.

Álcool e estresse

O álcool pode induzir mais de 20% na diminuição da testosterona (quantidade encontrada no sangue). Com o tempo, o dano no fígado acumulado pelo alcoolismo pode reduzir para 50%. Períodos de estresse intenso pode também resultar em baixo nível de testosterona.

Ferimento

Os homens podem sentir uma queda na testosterona causada por cirrose no fígado, falência renal, hipertensão (alta pressão no sangue), AIDS, sarcoidose (uma doença que causa a inflamação do pulmão e tecido do órgão), e machicados nos testículos, hipotálamo, ou glândula pituitária.

Sífilis, meningite, e caxumba são infecções que causam o baixo nível da testosterona. Adicionalmente, alguns remédios, quimioterapia, e radiação podem causar a queda desse hormônio também.

A obesidade e diabetes tipo I e II podem também causar essa queda.

Envelhecimento

A produção natural da testosterona do homem começa a cair depois dos 25 anos a uma taxa de dois porcento ao ano. Aos 80 anos, o homem produz apenas 20% da sua produção máxima.

Tratamento

Os médicos podem administrar gonadotrofina coriônica humana (HCG, na sigla em inglês) ou um hormônio liberador da gonadotrofina para tratar a síndrome de Kallman. Todas as outras causas do baixo nível de testosterona são tratadas com endógeno de testosterona sintético (produzido externamente). Quando o tratamento é usado para reverter ou aliviar os sintomas do baixo nível de testosterona ocorrido por conta do envelhecimento, é chamado de reposição hormonal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível