Fórmula para cálculo de massa de gordura vs massa magra

Escrito por heather hitchcock | Traduzido por carla yoshida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fórmula para cálculo de massa de gordura vs massa magra
Calcular a porcentagem de gordura ajudará você a atingir as suas metas de perda de peso (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Você precisa determinar quanto do total da sua massa corporal é massa gorda e quanto é massa magra para, assim, prevenir o risco de doenças e desenvolver uma dieta e um plano de exercício. Depois de mensurar a porcentagem de gordura, você pode usar essa porcentagem com o seu peso total e calcular a sua massa gorda e massa magra.

Outras pessoas estão lendo

Composição corporal

Composição corporal é a porcentagem de gordura, músculo, osso, pele, órgãos e água no seu corpo. Normalmente, a composição corporal é expressada determinando a diferença entre massa gorda e massa magra. Massa gorda consiste em gordura subcutânea e interna, gordura essencial que reveste seus órgãos; a massa magra é o restante - músculo, órgãos e água.

Massa gorda

A quantidade total de massa gorda que você carrega no seu corpo é um forte indício de como está a sua saúde em geral e o seu bem-estar. Indivíduos com níveis elevados de gordura - 32 porcento ou mais para as mulheres e 25 porcento ou mais para os homens - estão propensos a adquirirem doenças crônicas como do coração, diabetes e hipertensão. Reciprocamente, um nível muito baixo de gordura no corpo pode ser perigoso para a saúde. Seu corpo tem que manter um certo nível de gordura para que funcione bem e esteja saudável. A gordura essencial é a menor porcentagem de gordural corporal estocada para manter você saudável. Essa gordura essencial em mulheres está entre 10 e 13 porcento de todo o seu peso, enquanto em homens essa porcentagem é de 2 a 5 porcento.

Determinação da porcentagem de gordura

Por muitos fatores determinarem o seu peso corporal total, a porcentagem de gordura não é um indicador confiável de risco de doença ou aparência física. Analisar sua composição corporal através da porcentagem de gordura corporal dará a você uma avaliação precisa da sua saúde e fitness. Entre os métodos mais fáceis e precisos de calcular sua porcentagem de gordura está a medição das dobras cutâneas, bio-impedância elétrica ou movimentação do ar. Muitas academias ou centros de fitness possuem profissionais disponíveis para medir seu nível de gordura corporal e, assim, ajudar você a obter medições mais precisas.

Cálculos

Uma vez determinada sua porcentagem de gordura e seu peso atual, multiplique seu peso pela porcentagem de gordura para determinar sua massa gorda. Calcule a massa magra subtraindo a massa gorda do peso total. Um exemplo para uma mulher de 68 kg com 27% de gordura é: 68 kg x 0,27 = 18,36 de peso gordo, e depois 68 kg - 18,36 = 49,64 kg de massa magra.

Peso desejado

A mesma mulher pode usar essa informação para determinar quanto de massa gorda ela precisa perder para alcançar a porcentagem de gordura desejada de 20%. Por ela desejar alcançar a porcentagem de 20% de massa gorda, deve dividir sua massa magra por 80 porcento para obter seu peso ideal: 49,64/0,80 = 62,05 kg. Ela precisará perder 5,95 kg de gordura para alcançar seu objetivo. Uma vez que é seguro perder entre 0,5 e 1 kg de gordura por semana, isso levará em torno de 6,5 e 13,5 semanas para atingir seu objetivo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível