Saúde

Causas de cãibras nas mãos e nos pés

Escrito por kay wagers | Traduzido por randhal wendel
Causas de cãibras nas mãos e nos pés

Causas possíveis de cãibras nos pés e nas mãos

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Cãibras podem ocorrer em qualquer músculo do corpo, incluindo as mãos e os pés. Cãibras nas mãos e nos pés normalmente ocorrem repentinamente e se desenvolvem rapidamente. Os sintomas variam desde uma inconveniência irritante a uma situação de dor aguda. Há várias causas possíveis para cãibras nas mãos e nos pés, do benigno aos sintomas de doença grave.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Cãibras nas mãos e nos pés são contrações involuntárias dos músculos, durante as quais os músculos normalmente se contraem muito mais fortemente do que nas contrações voluntárias. Geralmente, ocorrem repentinamente e podem ser extremamente dolorosas. O músculo contraído pode inchar visivelmente sob a pele, e quando tocado pode estar duro ou rígido. Elas são normalmente associadas a espasmos musculares.

Músculos

Cãibras nas mãos e nos pés podem ocorrer porque seus músculos estão excessivamente cansados. Mantê-los em uma posição desajeitada por muito tempo pode gerar tensão. Por exemplo, manter os dedos cerrados segurando uma caneta por um longo tempo pode causar cãibra. Trabalhar excessivamente os músculos com exercícios pesados também pode causá-las. O alongamento lento e suave da mão ou do pé para aliviar o músculo contraído é o melhor modo de acabar com esse tipo de mal.

Deficiências

Baixos níveis de determinados nutrientes no corpo, como níveis reduzidos de cálcio e magnésio, bem como falta de vitamina D, podem causar cãibras nas mãos e nos pés. Sentir cãibras enquanto desidratado, especialmente após exercícios, indica uma boa chance de que essa é causa das contrações musculares. Nesses casos, a correção da deficiência cessa as cãibras após alongar os músculos.

Doença

Várias doenças tem como um dos sintomas os espasmos musculares, que podem levar a cãibras das mãos e dos pés. Entre essas doenças está a insuficiência renal, hipotireoidismo e tétano. O mal de Parkinson, a doença de Huntington e a esclerose múltipla também podem causar espasmos musculares nas mãos e nos pés, que por sua vez provocam cãibras. Tratar esses estados subjacentes pode ajudar a prevenir cãibras nas mãos e nos pés.

Outrsa causas

Cãibras nas mãos e nos pés podem ser um efeito colateral de certos medicamentos. O alcoolismo também está ligado a cãibras recorrentes. Grávidas podem experimentar cãibras ocasionais nas mãos e nos pés. Alguns dos sintomas da ingestão de sais alcalinos são cãibras nas mãos ou nos pés.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media