Churrasqueira a gás vs churrasqueira elétrica

Escrito por marc chase | Traduzido por edenilson meneghelli
Churrasqueira a gás vs churrasqueira elétrica
Lascas de madeira (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Churrasqueiras elétricas ou a gás trazem um novo nível de sabor e maciez para seu churrasco, incorporando o fogo baixo para tempos de cozimentos longos e estáveis e o uso de lascas de madeira, usadas para amaciar carnes, peixes ou frango. Embora os dois tipos de churrasqueiras utilizem diferentes fontes de calor, o conceito de cozimento continua a ser o mesmo.

Diferentes fontes de calor

Churrasqueiras a gás dependem de propano ou gás natural para produzir calor dentro da câmara, o que ao mesmo tempo assa a carne e faz as lascas de madeira produzirem fumaça. Churrasqueiras elétricas utilizam o aquecimento do metal para obter o mesmo resultado.

Utulizando a churrasqueira

Em churrasqueiras a gás, as lascas de madeira ficam sobre os queimadores em uma bandeja ou plataforma de metal ou dentro de uma bolsa de alumínio. Com o passar do tempo, o calor das chamas faz as lascas produzirem fumaça. Churrasqueiras elétricas seguem o mesmo princípio, mas a madeira é colocada em bandejas de metal diretamente acima do metal que será aquecido. Em ambos os tipos de churrasqueiras, a madeira produz mais fumaça se embebida em água por pelo menos uma hora antes de cozinhar.

Tipos de madeira usados

As fibras da madeira usada podem fornecer um tempero de fumaça dentro das churrasqueiras elétricas ou a gás. Variedades comuns de lascas incluem nogueira, algaroba, maçã e cereja. Nunca use serragem de coníferas, como pinheiros, que contêm óleos que emitem toxinas que estragam o sabor da carne.

Vantagens sobre as churrasqueiras a carvão

Com churrasqueiras elétricas ou a gás, os usuários podem ajustar as temperaturas através de mostradores e indicadores. Desta maneira, torna-se mais fácil controlar o calor do que com defumadores de madeira ou carvão, o que contribui para uma operação mais fácil. Churrasqueiras elétricas e a gás produzem menos cinzas e menos sujeira, facilitando a limpeza.

As temperaturas ideais das churrasqueiras

Os usuários de churrasqueiras a gás ou elétricas obtêm melhores resultados quando cozinham a uma temperatura de 90 a 120 °C. A maioria dos assados, como frangos inteiros e costelas, necessita de cinco a oito horas para defumar. Baixo calor e um tempo de cozimento lento resultam em uma carne mais macia.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível