Churrasqueiras de porcelana ou de aço inoxidável?

Escrito por marc chase | Traduzido por daniel tamayo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Churrasqueiras de porcelana ou de aço inoxidável?
As grades da churrasqueiras são feitas de aço inoxidável e algumas vezes revestidas de porcelana (Image by Flickr.com, courtesy of Allan Chatto)

Porcelana e aço inoxidável são os materiais mais comuns usados na construção de churrasqueiras. Ambas oferecem superfícies que podem aguentar bem contra as intempéries e o calor, e ambas têm vantagens e desvantagens. Pesquisar, comparar preços e considerar qual o tipo que melhor se adapta a suas necessidades são estratégias importantes na hora de escolher uma churrasqueira.

Outras pessoas estão lendo

Tipos e estilos

Praticamente todos os tipos de churrasqueira com estruturas de aço inoxidável são abastecidas com gás ou propano. O aço resiste à ferrugem e outros tipos de corrosões que podem resultar das condições meteorológicas. Os queimadores a gás internos oferecem uma opção rápida de churrasco sem precisar limpar as cinzas como acontece com as churrasqueiras abastecidas com carvão.

A maioria dos fabricantes de churrasqueiras, incluindo a icônica empresa Weber, incorpora revestimento de porcelana em churrasqueiras a carvão ou a gás. As churrasqueiras clássicas em forma de panela são esmaltadas tanto por dentro quanto por fora, protegendo a estrutura interna de aço contra a corrosão e o calor. A porcelana também é um bom isolante, fazendo a churrasqueira manter o calor melhor do que as estruturas de aço.

Técnicas de churrasco

A maioria das churrasqueira de porcelana ou de aço inoxidável suporta tanto técnicas diretas quanto indiretas de fazer o churrasco. A maioria das churrasqueiras a gás vendida no mercado tem dois ou mais incineradores.

Para o uso direto, uma forma de assar com a comida diretamente acima das chamas, os usuários acendem o incinerador e colocam a carne diretamente acima da fonte de calor. Para usar essa técnica em churrasqueiras de porcelana a carvão, deve-se cobrir todo o reservatório de carvão com uma camada de brasas acessas e assar a comida diretamente acima do carvão quente.

Para as técnicas indiretas, em churrasqueiras a gás é necessário acender apenas um incinerador (nas churrasqueiras com dois) ou os dois incineradores externos (nas churrasqueiras com três) e colocar a comida diretamente acima do incinerador não aceso. Esse é um processo mais demorado de cozimento e requer que o calor se espalhe pela câmara da churrasqueira antes de chegar a carne, ave ou peixe. Nas churrasqueiras de porcelana a carvão, a técnica indireta requer que se façam duas pequenas fogueiras em cada lado do reservatório, e então se coloque uma assadeira com água no meio das fogueiras, para finalmente colocar a comida diretamente acima da assadeira.

Cuidados e limpeza

O exterior das churrasqueiras de aço pode ser limpo com um pano de algodão macio e água morna. Esponjas rígidas ou produtos de limpeza podem arranhar o exterior e levar à corrosão. Panos e produtos especiais para aço inoxidável também estão disponíveis no mercado.

Para limpar o exterior de churrasqueiras de porcelana, basta usar panos macios ou esponjas e água morna com um pouco de sabão. Para o interior, basta esfregar com um pano seco ou úmido depois do churrasco.

Tipos de grade

Além do corpo da churrasqueira, as grades geralmente são construídas com aço inoxidável, com revestimento de níquel ou de porcelana. As grades de aço inoxidável ficam melhores se lubrificadas frequentemente com óleo vegetal e limpas regularmente com esponjas de aço, de acordo com o especialista Steve Raichlen, um autor renomado e dono do site www.barbecuebible.com>

As grades com revestimento de porcelana requerem limpeza com um pano macio e um pouco de sabão depois de serem utilizadas. Esponjas de aço podem riscar e corroer o revestimento.

Uso seguro

Não importa o tipo de churrasqueira, você deve usar luvas resistentes ao calor, pegadores longos e espátulas ao fazer o churrasco e ao remover brasas acessas ou adicionar carvão. Os dois tipos de grade esquentam a altas temperaturas durante o processo e mantêm esse calor por muito tempo depois que o fogo já foi apagado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível