O que é cientologia

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é cientologia
As chamadas Igrejas da Cientologia estão em franca expansão atualmente nos Estados Unidos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Fundada nos anos 50, a cientologia é uma doutrina criada pelo escritor de ficção científica L. Ron Hubbard. Esse sistema de crenças ficou muito popular depois que astros famosos de Hollywood passaram a divulgar seus valores. Entre os principais seguidores, estão Tom Cruise e John Travolta. Influenciada por religiões orientais, como o budismo e o hinduísmo, a seita prega basicamente a imortalidade dos seres, poderes ocultos e vida alienígena. Com status de religião nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, trata-se de um dos mais controversos movimentos do século 20 e tem tido um grande crescimento no número de suas igrejas nos últimos dez anos.

Outras pessoas estão lendo

A criação do mundo

Para os adeptos da cientologia, o universo foi criado há 75 milhões de anos em uma espécie de Confederação das Galáxias, uma reunião de planetas que viviam problemas de superpopulação, liderados pelo ditador Xenu. Por essa razão, o ditador teria enviado pessoas de outros mundos para povoar o planeta Terra. Em seguida, ele atirou esses novos habitantes em vulcões. As almas desses indivíduos, chamadas de "thetans", palavra originada do grego que significa fonte de vida cósmica, teriam dado origem aos seres humanos.

Divisão da mente

De acordo com autoridades da religião, a mente é dividida em duas partes. Primeiro, existe a chamada mente reativa, responsável por absorver os traumas emocionais e outros tipos de dor. Enquanto isso, a mente analítica é a responsável pela consciência. O objetivo da cientologia é fazer com que seus adeptos adquiram consciência, liberando-se da mente reativa. Dessa forma, todos nós estaríamos aptos a compreender nossa essência como individualidade cósmica.

Práticas

Os adeptos devem praticar a religião por meio de cursos específicos e sessões de purificação. De acordo com líderes da doutrina, é apenas mediante tentativas constantes que todos nós podemos superar medos, traumas e vícios para obter sucesso na vida terrena e espiritual. Uma das principais críticas à cientologia é que esses cursos são pagos. Outra censura está relacionada ao fato de que é completamente condenado o uso de alguns remédios, como antidepressivos, e intervenções cirúrgicas.

Prática da auditoria

Segundo a cientologia, todos nós possuímos habilidades ocultas ainda não desenvolvidas. Para alcançá-las, é preciso passar por um processo de purificação, também conhecido como Auditoria, que se assemelha à confissão do catolicismo. Dessa forma, é possível tomar o controle de nossos próprios poderes e dominar os eventos que ocorrem em nossas vidas. Com o passar das sessões, nossa alma avança pelos seguintes status: Pré-limpo, Limpo e Thetan Operante, quando atingimos a total consciência de nossa origem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível