A cirurgia a laser corrige o enrugamento macular?

Escrito por julie tridle | Traduzido por andressa gonzalez
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A cirurgia a laser corrige o enrugamento macular?
O enrugamento macular ocorre quando o tecido cicatricial se forma na mácula do olho, uma pequena parte central da retina (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Embora, para muitos, a cirurgia ocular a laser ofereça uma visão aperfeiçoada, ela não é um tratamento utilizado para corrigir um enrugamento macular, que ocorre quando o tecido cicatricial se forma na mácula do olho, uma pequena parte central da retina. Essa condição pode causar manchas centrais leves e graves, nebulosidade na área da visão central e visão distorcida. Apesar do enrugamento macular normalmente não necessitar de tratamento, as pessoas que necessitarem podem passar por um procedimento cirúrgico chamado vitrectomia.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas e tratamento

Se estiver incomodado por sintomas como mancha central, nebulosidade ou cegueira da visão central, distorção visual ou dificuldade em ver detalhes, você deverá consultar seu oftalmologista para a realização de um exame e a obtenção de um diagnóstico. Se seu diagnóstico for, de fato, um enrugamento macular, o próximo passo será determinar a gravidade dos seus sintomas e, se desejar, iniciar o tratamento.

Se seus sintomas afetarem apenas um olho e não forem graves o suficiente para impedir a leitura, a condução ou outras atividades diárias, a cirurgia poderá não ser necessária. No entanto, se eles forem progressivos, afetarem ambos os olhos ou causarem distorção ou cegueira considerável, você deverá discutir com seu médico os riscos e os benefícios da cirurgia de vitrectomia.

Os tratamentos com colírios, suplementos, medicamentos e lasers, infelizmente, não são eficazes para corrigir um enrugamento macular. Às vezes, porém, mudanças no olho podem remediar a situação por conta própria. As chances de isso acontecer estão em torno de 10%.

Cirurgia

O enrugamento macular ocorre quando o vítreo, a substância gelatinosa que preenche o olho, encolhe, fazendo com que se separe da retina. Isso, algumas vezes, causa rompimentos ou danos microscópicos que formam o tecido cicatricial sobre a retina. Quando o tecido cicatricial se contrai, pode causar ondulações ou enrugamentos e a visão central pode ser prejudicada.

Durante uma vitrectomia, o cirurgião retira a substância do vítreo ocular, substitui por uma solução salina estéril e remove o tecido da cicatriz da retina para corrigir quaisquer ondulações ou enrugamentos. Esse procedimento é, geralmente, realizado no consultório, com a utilização de um anestésico local. Após a cirurgia, você será obrigado a usar colírios especiais e um tapa-olho por alguns dias ou algumas semanas. A recuperação é gradual e pode demorar vários meses para se notar os resultados completos do procedimento.

Embora a visão seja, de forma geral, aperfeiçoada e a distorção reduzida significativamente, a cirurgia raramente resulta em uma correção visual completa. Em média, a visão é restabelecida em cerca de 50% do que era antes do desenvolvimento da doença, mas os resultados variam de pessoa para pessoa. Os riscos dessa cirurgia incluem hemorragia, infecção e descolamento de retina.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível