Como citar um jornal entre parênteses

Escrito por rachel kolar | Traduzido por erika f curto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como citar um jornal entre parênteses
A paginação incomum de jornais torna a citação confusa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Citar um artigo de jornal entre parênteses pode parecer desconcertante inicialmente. É possível ficar incerto se deve-se citar o jornalista, ou o título do jornal. Mesmo que saiba citar o jornalista, agências de notícias, como a Associated Press e a Reuters, confundem as coisas. Além disso, apesar de um artigo obtido da internet utilizar a paginação padrão, um artigo de uma cópia física de um jornal terá números de páginas, como A12 e D3 -- e os artigos podem não estar em páginas consecutivas. Felizmente, tanto a American Psychological Association (APA), quanto a Modern Language Association (MLA) têm regras padronizadas para citar um artigo de jornal.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    APA

  1. 1

    Escreva o sobrenome do jornalista em parênteses, assim como escreveria o sobrenome de um autor se estivesse citando um artigo de um livro ou uma revista. Se o autor for uma agência de notícias como a Associated Press, ou a Reuters, escreva o nome da agência de notícias no lugar do nome do autor.

  2. 2

    Escreva uma vírgula, seguida do ano da publicação.

  3. 3

    Cite uma cópia física do jornal, escrevendo uma vírgula seguido de "p". Escreva o número da página de onde tirou a informação após o "p". Escreva o número exatamente como aparece no próprio jornal; se o artigo estava na página D3, por exemplo, deve-se escrever o número da página como D3. Se o artigo abrange várias páginas não consecutivas, como um artigo que inicia-se na página A1 e continua na página A6, e a informação foi retirada de ambas as páginas, escreva a primeira página, uma vírgula, e a segunda página: "A1, A6." Por exemplo, poderia-se escrever (Markon, 2011, p A1, A6).

  4. 4

    Cite um artigo online escrevendo "p", e escrevendo o número da página de onde retirou a informação em seguida. Por exemplo, se retirou a informação da segunda página de um artigo online, deve-se escrever (Markon, 2011, p. 2). Se o artigo era uma única página longa, e portanto não possuía números de páginas, feche os parênteses após o ano: (Markon, 2011).

  5. 5

    Omita o nome do jornalista nos parênteses caso cite-o no próprio parágrafo. No entanto, se citar apenas o jornal, ainda é necessário citá-lo nos parênteses. Por exemplo, caso o cite, escreveria-se:

    De acordo com Markon (2011), uma inspeção das Forças Armadas em junho de 2010 encontrou evidências de que o Arlington National Cemetery estava identificando erroneamente os restos mortais dos soldados (A1).

    No entanto, se mencionar apenas o jornal no parágrafo, seria escrito:

    O Washington Post observou que uma inspeção das Forças Armadas em junho de 2010 encontrou evidências de que o Arlington National Cemetery estava identificando erroneamente os restos mortais dos soldados (Markon, 2011, p. A1).

    MLA

  1. 1

    Escreva o sobrenome do jornalista em parênteses, assim como escreveria o sobrenome do autor, caso estivesse citando um artigo de um livro ou uma revista. Se o autor for uma agência de notícias como a Associated Press ou a Reuters, escreva o nome da agência de notícias no lugar do nome do autor.

  2. 2

    Cite uma cópia física do jornal, escrevendo o número da página de onde retirou a informação após o nome do jornalista. Escreva o número exatamente como aparece no próprio jornal; se o artigo estava na página D3, por exemplo, deve-se escrever o número da página como D3. Se o artigo abrange várias páginas não consecutivas, como um artigo que se inicia na página A1 e continua na página A6, e a informação for retirada de ambas as páginas, escreva um sinal de mais após a primeira página: "A1+". Por exemplo, escreveria-se (Markon A1+).

  3. 3

    Cite um artigo online escrevendo o número da página de onde retirou a informação após o nome do jornalista. Por exemplo, se retirou a informação da segunda página de um artigo online, deve-se escrever (Markon 2). Se o artigo era uma única página longa, e portanto não tinha números de páginas, feche os parênteses após o nome do jornalista: (Markon).

  4. 4

    Omita o nome do jornalista nos parênteses caso cite-o no próprio parágrafo. No entanto, se citar apenas o jornal, ainda será necessário citá-lo nos parênteses. Por exemplo, se citá-lo, escreveria-se:

    De acordo com Markon (2011), uma inspeção das Forças Armadas em junho 2010 encontrou evidências de que o Arlington National Cemetery estava identificando erroneamente os restos mortais dos soldados (A1).

    No entanto, se mencionar apenas o jornal no parágrafo, escreveria-se:

    O Washington Post observou que uma inspeção das Forças Armadas, em junho 2010, encontrou evidências de que o Arlington National Cemetery estava identificando erroneamente os restos mortais dos soldados (Markon A1).

Dicas & Advertências

  • No Brasil, quem determina a forma como devem ser feitas citações é a Associação Brasileira de Normas Técnicas. Consulte no site da ABNT (nos Recursos) sobre a melhor forma de fazer a sua citação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível