×
Loading ...

Como classificar os livros infantis em gêneros

Atualizado em 21 julho, 2017

Categorizar uma estante de livros infantis parece ser uma grande tarefa à primeira vista. Pegue o livro "A menina e o porquinho" da coleção. Você o colocaria de volta na seção de "fantasia" ou "literatura"? O livro ilustrado que você lê para o seu filho na hora de dormir possui alguns textos. Portanto, ele pertence aos "livros ilustrados" ou "livros de histórias ilustradas"? E qual a diferença? Entender os gêneros de livros infantis e qual livro pertence a qual classificação é o primeiro passo para se organizar. Uma visita à biblioteca ou livraria mais próxima pode ajudar à determinar as opções.

Instruções

Uma visita à biblioteca local pode dar ideias de como seria a melhor forma de categorizar os livros infantis (little boy reading a book image by Renata Osinska from Fotolia.com)

    Categorize os livros infantis por gêneros

  1. Identifique os gêneros que possui em sua coleção. Algumas universidades determinam cerca de sete diferentes gêneros para os livros infantis. Elas incluem: livros ilustrados, fantasia, literatura tradicional, ficção, poesia, história e informacional.

    Loading...
  2. Organize os títulos em cada gênero. Livros ilustrados apresentam poucas ou nenhumas palavras, ou possuem padrões rítmicos como "O urso urra com a unhada do urubu". Títulos de fantasia também incluem qualquer coisa da ficção científica, contos folclóricos, personagens incomuns ou personificação de objetos inanimados. A literatura tradicional irá conter livros clássicos, lendas ou fábulas como "Cachinhos dourados e os três ursos". Histórias fictícias, muitas vezes, irão trabalhar situações da vida real relacionada a esportes, relacionamentos, aventuras, mistérios e culturas do mundo. O gênero poético contém o título Mother Goose, rimas e histórias contadas de forma poética, como os livros de Shel Silverstein. Os títulos históricos podem ser não-fictícios e fictícios, desde que sejam baseados em fatos históricos; e os livros informacionais incluem os que apresentam temas de ciência, natureza e de outras ciências humanas, assim como dicionários e enciclopédias ilustradas.

  3. Organize em ordem alfabética conforme o último nome do autor. Depois de ter colocados todos os livros, organize a estante alfabeticamente conforme o último nome do autor. Uma estante que apresente um sistema organizacional semelhante à uma biblioteca pode ser muito sofisticado para algumas faixas etárias, portanto os pais podem deixar alguns livros espalhados em uma cesta no chão para que as crianças possam selecionar alguns por conta própria.

  4. Empilhe e etiquete. Coloque todos os livros na estante separados pelo gênero e, utilizando uma impressora de etiquetas ou etiquetas adesivas, classifique a área correspondente da prateleira. É uma boa ideia deixar algum espaço para novos livros entre cada uma das categorias. O espaço extra também permite que as crianças removam e substituam os livros com uma maior facilidade.

Loading...

Dicas

  • Existem outros gêneros de livros infantis: multicultural, biografia, religioso ou romances gráficos.
  • Quaisquer um dos gêneros citados acima podem ser divididos em subcategorias conforme a coleção de cada pessoa.

O que você precisa

  • Estante de livros
  • Impressora de etiquetas ou etiquetas adesivas
  • Caneta/marcador

Referências

Loading ...
Loading ...