Mais
×

Como escrever a sinopse de um filme?

Atualizado em 17 abril, 2017

A habilidade de escrever um resumo persuasivo de roteiro completo pode fazer a diferença em como um agente, diretor ou produtor irá convidá-lo para enviar o manuscrito completo para considerá-lo. A tecnologia permite que roteiros possam ser enviados eletronicamente de qualquer lugar no mundo, mas consultas podem ser deletadas em um nanosegundo se o leitor não estiver preso na premissa desde o princípio.

Instruções

Uma sinopse sólida é um passo em direção a alcançar um contrato para o seu roteiro (consultancy image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)
  1. Digite o seu nome, as informações completas de contato (endereço, telefone e e-mail), o título do projeto, o gênero e o público-alvo no canto superior esquerdo. Identifique o seu gênero ou subgênero com somente uma etiqueta (por exemplo, drama, comédia romântica, ficção científica ou animação). Da mesma forma, seja tão específico quanto possível ao identificar o público-alvo -- por exemplo, jovens, família ou veteranos da Segunda Guerra Mundial.

  2. Resuma a premissa do filme em uma frase que contenha 25 palavras ou menos; isso é conhecido como frase resumo. Ela pode ser algo tão simples quanto "um extraterrestre é deixado para trás pelos amigos e deve cuidar de si mesmo no subúrbio", ou algo inteligente que case os elementos de dois filmes anteriores (por exemplo, "Forrest Gump' encontra 'O Exterminador do Futuro").

  3. Identifique a personagem principal e o conflito central que irá dirigir a estória. O primeiro ato será o primeiro parágrafo debaixo da frase de resumo e irá apresentar os grandes pontos do enredo que ocorrem no primeiro ato do filme. O seu primeiro parágrafo deve incluir também qualquer prenúncio necessário do que está por vir.

  4. Digite os nomes das principais personagens, quando primeiro introduzidos no enredo, em caixa alta.

  5. Intensifique o suspense e os riscos no segundo parágrafo, que representa o segundo ato. Liste somente as cenas-chave e pontos importantes que influenciem a personagem principal e suas ações.

  6. Aumente o suspense e os riscos novamente no terceiro parágrafo, que representará o terceiro ato. O terceiro ato não deverá somente resolver todos os problemas introduzidos no primeiro e segundo atos, mas também flertar com o prenúncio do primeiro ato. É crítico que você apresente o final do seu roteiro nesse terceiro parágrafo.

  7. Mencione qualquer notável prêmio de concursos ou informações adicionais que você pense vender os méritos do roteiro em um quarto parágrafo. Se o roteiro for uma adaptação de um trabalho já existente, como uma peça de teatro ou livro, inclua essa informação aqui, junto com a verificação de que você adquiriu os direitos legais para adaptá-la para uma mídia diferente. Se possuir uma experiência específica que o levou a escrever esse trabalho, inclua também isso aqui. Se não possuir nenhum desses elementos para acrescentar, não há a necessidade de um quarto parágrafo.

Dicas

  • Escreva a sinopse no tempo verbal presente.
  • Uma sinopse não inclui trechos de linha de diálogo nenhuma. Se uma das personagens tiver uma frase de efeito única, entretanto, isso poderá ser incluído. Exemplos disso são: "faça o meu dia"; "mostre-me o dinheiro".
  • Se você for novo em escrever sinopses de roteiros, a maneira mais fácil de identificar o conteúdo de cada ato é dividir igualmente o roteiro inteiro em três. Foque somente nos pontos mais importantes do enredo em cada ato.

Aviso

  • Não consulte um agente ou uma empresa de produção sobre um roteiro que você ainda não completou.
  • Não inclua comentários afetados, como "se quiser descobrir o que o fazendeiro McGregor fez com os coelhos após eles terem roubado os seus vegetais, você terá que ler por você mesmo"; um agente ou empresa de produção quer saber que você sabe como terminar a estória e que ela satisfaz e fecha todas as pontas soltas.
  • Não invente os seus próprios gêneros.
  • Registre o trabalho com o Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional antes de enviar quaisquer perguntas a possíveis compradores. Não coloque, entretanto, esse registro em lugar algum na sua carta ou roteiro, a menos que esteja participando de um concurso de roteiros ou enviando-o por meio de um formulário padrão onde essa informação é requisitada especificamente.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article