Como escrever a sinopse de um filme?

Escrito por christina hamlett | Traduzido por mirella veloso
Como escrever a sinopse de um filme?

Uma sinopse sólida é um passo em direção a alcançar um contrato para o seu roteiro

consultancy image by Andrey Kiselev from Fotolia.com

A habilidade de escrever um resumo persuasivo de roteiro completo pode fazer a diferença em como um agente, diretor ou produtor irá convidá-lo para enviar o manuscrito completo para considerá-lo. A tecnologia permite que roteiros possam ser enviados eletronicamente de qualquer lugar no mundo, mas consultas podem ser deletadas em um nanosegundo se o leitor não estiver preso na premissa desde o princípio.

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Digite o seu nome, as informações completas de contato (endereço, telefone e e-mail), o título do projeto, o gênero e o público-alvo no canto superior esquerdo. Identifique o seu gênero ou subgênero com somente uma etiqueta (por exemplo, drama, comédia romântica, ficção científica ou animação). Da mesma forma, seja tão específico quanto possível ao identificar o público-alvo -- por exemplo, jovens, família ou veteranos da Segunda Guerra Mundial.

  2. 2

    Resuma a premissa do filme em uma frase que contenha 25 palavras ou menos; isso é conhecido como frase resumo. Ela pode ser algo tão simples quanto "um extraterrestre é deixado para trás pelos amigos e deve cuidar de si mesmo no subúrbio", ou algo inteligente que case os elementos de dois filmes anteriores (por exemplo, "Forrest Gump' encontra 'O Exterminador do Futuro").

  3. 3

    Identifique a personagem principal e o conflito central que irá dirigir a estória. O primeiro ato será o primeiro parágrafo debaixo da frase de resumo e irá apresentar os grandes pontos do enredo que ocorrem no primeiro ato do filme. O seu primeiro parágrafo deve incluir também qualquer prenúncio necessário do que está por vir.

  4. 4

    Digite os nomes das principais personagens, quando primeiro introduzidos no enredo, em caixa alta.

  5. 5

    Intensifique o suspense e os riscos no segundo parágrafo, que representa o segundo ato. Liste somente as cenas-chave e pontos importantes que influenciem a personagem principal e suas ações.

  6. 6

    Aumente o suspense e os riscos novamente no terceiro parágrafo, que representará o terceiro ato. O terceiro ato não deverá somente resolver todos os problemas introduzidos no primeiro e segundo atos, mas também flertar com o prenúncio do primeiro ato. É crítico que você apresente o final do seu roteiro nesse terceiro parágrafo.

  7. 7

    Mencione qualquer notável prêmio de concursos ou informações adicionais que você pense vender os méritos do roteiro em um quarto parágrafo. Se o roteiro for uma adaptação de um trabalho já existente, como uma peça de teatro ou livro, inclua essa informação aqui, junto com a verificação de que você adquiriu os direitos legais para adaptá-la para uma mídia diferente. Se possuir uma experiência específica que o levou a escrever esse trabalho, inclua também isso aqui. Se não possuir nenhum desses elementos para acrescentar, não há a necessidade de um quarto parágrafo.

Dicas & Advertências

  • Escreva a sinopse no tempo verbal presente.
  • Uma sinopse não inclui trechos de linha de diálogo nenhuma. Se uma das personagens tiver uma frase de efeito única, entretanto, isso poderá ser incluído. Exemplos disso são: "faça o meu dia"; "mostre-me o dinheiro".
  • Se você for novo em escrever sinopses de roteiros, a maneira mais fácil de identificar o conteúdo de cada ato é dividir igualmente o roteiro inteiro em três. Foque somente nos pontos mais importantes do enredo em cada ato.
  • Não consulte um agente ou uma empresa de produção sobre um roteiro que você ainda não completou.
  • Não inclua comentários afetados, como "se quiser descobrir o que o fazendeiro McGregor fez com os coelhos após eles terem roubado os seus vegetais, você terá que ler por você mesmo"; um agente ou empresa de produção quer saber que você sabe como terminar a estória e que ela satisfaz e fecha todas as pontas soltas.
  • Não invente os seus próprios gêneros.
  • Registre o trabalho com o Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional antes de enviar quaisquer perguntas a possíveis compradores. Não coloque, entretanto, esse registro em lugar algum na sua carta ou roteiro, a menos que esteja participando de um concurso de roteiros ou enviando-o por meio de um formulário padrão onde essa informação é requisitada especificamente.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media