Mais
×

Como fazer uma cobra sucuri de argila

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Sucuris são as maiores cobras do reino animal e do mundo. Elas podem atingir o tamanho de nove metros de comprimento e pesar mais de 220 quilos. Ao contrário de outras cobras, elas não matam com uma picada venenosa, mas enrolam seus corpos enormes ao redor das vítimas e as esmagam até asfixiá-las. Essas cobras perigosas e formidáveis fornecem um assunto fascinante e educativo para representações em argila.

Instruções

Molde essa cobra formidável e mortal em argila (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)
  1. Veja fotos de sucuris em sites como o do National Geographic ou Extreme Science. Determine o quão grande você quer que seja sua sucuri enrolada e pegue um bloco de argila do mesmo tamanho. Pense grande ou faça-a pequenininha. Se você quiser que sua sucuri enrolada seja menor do que um punho, pegue uma quantidade de argila do tamanho de sua mão.

  2. Enrole a argila entre suas mãos, fazendo uma forma grossa como uma corda. Enrole a corda para frente e para trás em uma superfície plana até que a forma se torne totalmente homogênea.

  3. Faça a cabeça e o final do rabo de sua sucuri ligeiramente mais estreitos que o resto do corpo ao apertar a argila nas extremidades e esticá-las. Modele a cabeça da sucuri para que fique afunilada. Espete a ponta de seu estilete em ambos os lados da cabeça para fazer os olhos e um pequeno sulco para a boca.

  4. Enrole uma longa peça de malha ao redor da cobra e gentilmente pressione-a contra a argila para criar as escamas. Ajeite sua cobra na posição desejada: enrolada, arqueada, curvada ou esticada.

  5. Ponha sua cobra na bandeja de assar e deixe no forno de 15 a 20 minutos em 130ºC ou como nas instruções de seu pacote de argila. Deixe esfriar.

  6. Ponha tinta acrílica preta e amarela em um prato de papel e molhe seu pincel nela. Pinte diamantes ou pintas na sucuri. Use verde e preto para uma sucuri sul-americana. Deixe a tinta secar por uma noite.

O que você precisa

  • Argila do polímero verde-pântano
  • Estilete
  • Pedaço de tecido de malha
  • Tinta acrílica: preta, amarela ou verde
  • Prato de papel
  • Pincel para detalhes
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article