Mais
×

Coisas que representam o deus grego Zeus

Atualizado em 17 abril, 2017

Na mitologia grega, Zeus é conhecido como o deus do céu, mas também era conhecido como o governante supremo do Monte Olimpo e de todas as deusas gregas e outros deuses do panteão olímpico. Zeus e os outros deuses tomaram o poder do seu pai Cronos. Como deus soberano do Monte Olimpo, Zeus é representado por alguns símbolos.

Zeus é o governante supremo dos deuses gregos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Raio

O raio é uma das coisas que representam o deus grego Zeus. Do seu trono no Monte Olimpo, ele reinou por meio do uso desses fenômenos. De acordo com a mitologia grega, seus raios são na verdade um presente dos ciclopes. Zeus permitiu que esse povo permanecesse no Monte Olimpo como seus armeiros pessoais, como recompensa por terem criado os raios para ele. Como deus supremo no Monte Olimpo, Zeus não era desafiado por ninguém e, caso fosse, lançava seus raios para manter a ordem.

Touro branco

O touro branco é outro símbolo que representa Zeus. Na lenda de Europa, o seu uso para representar Zeus é evidente. Europa era a filha do rei Agenor de Sidon; o continente europeu foi nomeado em sua homenagem. Na mitologia grega, Zeus assume a forma de um touro branco que era mais atraente do que os outros e tinha um aroma floral. Quando Europa montou nas costas do touro, Zeus a raptou e correu com ela em direção ao mar. Ele a levou para Creta, onde prometeu dar a ela muitos filhos.

Águia

Como um símbolo que representa a realeza, o poder e a figura paterna, a águia tornou-se assim outra representação de Zeus. Como deus supremo, ele era o pai soberano para muitos deuses e deusas do Olimpo. Como a águia é frequentemente representada em uma gloriosa luz solar, é considerada um animal que, como Zeus, é corajoso, puro e bom. Águias têm uma reputação por sua visão aguçada e essa característica é comparada a Zeus, porque ele é visto como os olhos dos deuses que os orienta.

O poder da águia representava Zeus (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Carvalho

Zeus é representado pelo carvalho devido às suas fortes qualidades. Uma vez que esta árvore é considerada um material muito forte, tornou-se sinônimo de qualidade, de estabilidade e de proteção. Essas características também eram atribuídas a Zeus, que era conhecido como o deus que cuidava dos outros deuses no Monte Olimpo e também os protegia. A qualidade de protetor também diz respeito a ele, uma vez que é conhecido como o deus que protegia os humanos contra o inimigo quando uma guerra estava para acontecer.

A força da árvore de carvalho simbolizava os poderes protetores de Zeus (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article