×
Loading ...

Como fazer cola de caseína

A caseína é uma proteína encontrada no leite e tem sido usada há séculos como o principal ingrediente ligante na cola. Devido à popularidade das colas sintéticas, hoje o uso da cola de caseína não é tão comum como no passado. Sua capacidade de resistir à umidade a torna popular em marcenaria, além de ser usada para tornar mais forte a adesão de tintas e coberturas às superfícies. Você pode fazer em casa a cola de caseína usando nata de leite, que é aquecida e combinada com outros ingredientes para separar os coalhos que então se transformam em cola.

Instruções

Use nata de leite para fazer em casa a cola de caseína (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Despeje dez colheres de sopa de nata de leite em uma panela de tamanho médio. Não use qualquer outro tipo de leite a não ser o de vaca.

    Loading...
  2. Aqueça a nata de leite em fogo médio ou baixo por três a cinco minutos. Não o deixe ferver.

  3. Adicione duas colheres de sopa de vinagre branco ao leite. Mexendo constantemente, deixe a solução sob aquecimento até o leite se separar em coalhos, que são pedaços sólidos, e em soro, o líquido. Logo que o leite coalhar, retire a vasilha do fogo.

  4. Deixe a mistura esfriar e despeje-a em um pedaço de gaze.

  5. Esprema a gaze sobre uma vasilha até que todo o líquido seja removido. Mantenha os coalhos dentro da gaze e descarte o soro.

  6. Lave bem os coalhos para retirar quaisquer traços de vinagre. Despeje-os em uma vasilha e adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Mexa o bicarbonato e os coalhos, misturando-os, até estarem bem incorporados e alcançarem uma consistência semelhante à da cola.

  7. Aplique a cola de caseína a qualquer projeto de marcenaria ou papel.

Loading...

O que você precisa

  • 10 colheres de sopa de nata de leite
  • Panela de tamanho médio
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco
  • Gaze
  • Tigela
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Referências

Loading ...
Loading ...