Gastronomia

Comidas típicas de Porto Rico

Escrito por nikki jardin | Traduzido por mariana mendonça
Comidas típicas de Porto Rico

As bananas são um ingrediente comum na culinária porto-riquenha

plantain image by TA Craft Photography from Fotolia.com

A culinária de Porto Rico tem se desenvolvido através dos séculos e inclui diferentes influências de muitas culturas que se estabeleceram nas ilhas do Caribe. A comunidade local se refere ao seu estilo de cozinhar como "cocina criolla", ou cozinha crioula, e sua mistura de sabores locais com culinárias internacionais cria uma fusão maravilhosa e exótica de aromas e sabores característicos da região.

Outras pessoas estão lendo

Temperos

Duas misturas de temperos comuns em Porto Rico são o adobo e o sofrito; essas misturas fornecem os gostos característicos dos pratos nativos. O adobo é essencialmente uma mistura com temperos triturados, que é esfregada em pratos de carne. Os temperos na mistura são pimenta, orégano, alho cru e sal. Depois de triturados, adiciona-se azeite de oliva, vinagre e suco de limão para completar o tempero. Já o sofrito é um tempero usado em pratos com carnes, mas também em sopas e cozidos – sua mistura consiste em coentro, orégano, pimentão e pimenta chili, salsinha e alho, e é esquentada em óleo ou banha de porco a gosto.

Entradas

Uma das entradas mais populares em Porto Rico, e que é considerada um prato nacional, é o arroz de gandules, que combina arroz e feijão gandu – um tipo de leguminosa – junto com carne. O churrasco também é muito comum nesse país, contando com carnes como carneiro, frango, porco e boi, temperadas com adobo e cozinhadas em fogo aberto. Um prato popular em dias festivos é o lechon asado, um porco temperado em suco de laranja, assado e servido com um acompanhamento de molho que mistura alho cru, pimenta, vinagre e suco de limão, além de outros ingredientes. Os pratos principais de Porto Rico também contam com pastelon de carne e carne guisda puertorique, que são uma torta de carne e cozido de carne porto-riquenho, respectivamente.

Tira-gostos

A banana aparece em peso na culinária porto-riquenha e é o ingrediente principal no mofongo, um prato nacional feito com bananas amassadas, alho e torresmo de porco ou bacon. Nunca consumida cru, a banana é geralmente frita, cozida ou grelhada em fogo aberto. Uma sopa popular feita com banana, a sopa de platanos fritos, requer bananas descascadas, cortadas e fritas, que são misturadas com um caldo de sopa juntamente com queijo parmesão recém-ralado. Outros tira-gostos são os bacalaitos, ou bolinhos de bacalhau, e as empanadillas, pasteizinhos recheados com carne ou frutos do mar.

Sobremesas

O coco aparece com frequência nas sobremesas de Porto Rico em pratos que incluem o flan de coco, o pudim de pão com coco e o pudim de arroz com leite de coco, uvas-passas e gengibre fresco – que é chamado de arroz con dulce. Besistos de coco, ou beijinhos de coco, são biscoitinhos redondos e pequenos, com coco ralado como seu ingrediente principal. As sobremesas que não levam coco têm frutas frescas como o mamão, a goiaba e a manga.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media